Cuiabá | MT 19/04/2024
Educação
Quinta, 10 de maio de 2018, 08h08

Curso aborda como ações locais auxiliam no enfrentamento dos desafios globais


Estimular a ideação, ou seja, conceber e encadear ideias, e o trabalho coletivo com um objetivo: buscar soluções desenvolvidas localmente para as principais questões globais, como sustentabilidade, oportunidades de empregos, distribuição de renda, aquecimento global e moradia. Esta é a síntese do curso “Desafios Globais e Enfrentamentos Locais”, ministrado pelo arquiteto italiano Giorgio Gaviraghi, referência em empreendedorismo e projetos inovadores, que será oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso entre 21 e 24 de maio. As inscrições seguem abertas para a comunidade acadêmica e sociedade em geral até o dia 18 e são gratuitas.

Segundo Giorgio Gaviraghi, a atividade terá como eixo o enfrentamento dos desafios que ameaçam a sobrevivência do nosso planeta, e ao mesmo tempo a prevenção de futuros débitos com o aumento exponencial da tecnologia. “No curso, vamos analisar e apresentar projetos novos que nos permitam resolver os desafios, como eliminar a pobreza criando riqueza pra todos, melhorar as cidades, os edifícios, os produtos, mudar sistema de geração de energia, utilizar o território em três dimensões, revolucionar agricultura com os sistema hidro e aeropônicos em muitos níveis, reciclar o lixo e utilizar como recurso, construir casas pra todos de maneira econômica, aumentar a produção e o índex por capita de todas as regiões e num quadro global. Procurar novas riquezas, territórios, economias no espaço como sendo nossa futura fronteira sem fim”, explica o arquiteto. “A resposta aos desafios globais tem que considerar o ponto de vista local, levando em conta as especificidades de cada região. Devemos mostrar respostas por meio de nossas ideias, de propostas, de projetos”, acrescenta.

Coordenada pela professora Denise Cardoso Gonçalves, a atividade, parceria das Faculdades de Medicina (FM) e de Administração e Ciências Contábeis (Facc), Instituto de Física (IF) e Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), oferecerá certificação de 20 horas e acontecerá no auditório da Facc.

Giorgio Gaviraghi

Graduado em arquitetura pela Escola do Politécnica de Milão, Giorgio Gaviraghi participou de vários cursos de pós-graduação em administração, marketing e design em várias grandes universidades internacionais. Como arquiteto de projetos e mais tarde como gerente de projetos, foi responsável por projetos internacionais da The Austin Co. Também atuou como CEO de empresas internacionais na Europa, nos EUA, na América Latina e no Oriente Médio na área de design e construção, desenvolvimento imobiliário e resorts turísticos.

Atua há cinco anos como CEO do exponencial Design Lab, uma empresa internacional de design e gerenciamento de projetos baseada na América Latina para projetos globais.

Autor de vários trabalhos, artigos e livros relacionados ao espaço, incluindo a coautoria do recente “Como desenvolver o sistema solar e além” pela Amazon, também ministrou diversos cursos em universidades da América Latina e Europa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114