Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Domingo, 20 de maio de 2018, 17h36

Projeto ambiental leva alunos da rede municipal à experiência extra-classe


.

Alunos de Escolas Municipais de Educação Básica de Várzea Grande, têm atividades extra-classe do projeto ambiental 3Rs. Nesta semana alunos de duas escolas visitaram a indústria de refrigerantes Marajá. O passeio faz parte das ações previstas do Projeto 3 Rs - "Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda" que este ano conta com a participação de 10 escolas da rede municipal de Ensino.

A EMEB "Júlio Corrêa", do bairro São Mateus, juntamente com a EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos”, localizada no Jardim Itororó, levaram 60 alunos cada para o passeio organizado pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Os alunos puderam conhecer os projetos ambientais realizados pela empresa, assistiram a palestras educativas, conheceram os processos de produção e funcionamento da indústria e finalizaram as atividades com uma recreação no campo de futebol da empresa.

Para o professor, Vagner César de Souza Barros, as atividades de campo como a visita a empresa parceira do projeto 3Rs são importantes e possibilitam a reflexão dos alunos sobre as questões relacionadas ao lixo, a reciclagem, a reutilização e o reaproveitamento dos resíduos que vêm sendo considerados cada vez mais urgentes e importantes para a nossa sociedade. “O futuro da sociedade depende da relação estabelecida entre a natureza o uso do homem e dos recursos naturais disponíveis, que segundo os Parâmetros Curriculares, é preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria-prima a ser reciclada, reutilizada e reaproveitada”, disse.

O Projeto 3Rs "Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda" deste ano contempla 10 escolas, com um cronograma de visitas programadas a fábrica dos refrigerantes como uma das ações prevista. “Cada escola levará 60 alunos para conhecer os projetos ambientais realizados pelo grupo, o funcionamento da fábrica e finaliza com recreação no campo de futebol. Ao retornarem para a escola, alunos e professores continuam o processo de reflexão sobre o desenvolvimento e consumo sustentável, energias renováveis, uso racional da água, agricultura sustentável e a poluição das águas e do ar causada pelo descarte irregular e o acúmulo lixo na natureza”, pontua o professor.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, paralelamente às visitas e reflexões realizadas pelos alunos com demais membros da comunidade escolar, o Projeto 3Rs também prevê ações como o recolhimento de resíduos recicláveis nas escolas, a elaboração pelos alunos do desenho que irá concorrer para a eleição do "Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente/2019” e a confecção de obras de arte utilizando material reciclável, que serão expostos para visitação pública no Várzea Grande shopping durante a Semana do Meio Ambiente que ocorrerá de 4 a 10 de junho.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114