» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Domingo, 10 de junho de 2018, 07h06

Escola abordará segurança em água, energia e alimentos


Alcançar segurança em água, energia e alimentos e, consequentemente, sustentabilidade é um dos principais desafios em todo o mundo. O assunto será debatido por pesquisadores e estudantes de vários países na Advanced School on Water Energy Food Nexus (WEF Nexus).

O evento, que tem apoio da Fapesp por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), ocorrerá na Unicamp de 15 a 26 de outubro.

Cerca de 100 estudantes de pós-graduação, pós-doutores e jovens pesquisadores do Brasil e do exterior participarão de 10 dias de aprendizagem teórica e prática na qual a análise de sistemas complexos e sustentabilidade é o foco principal.

Segundo os organizadores da escola, a demanda global e as avaliações de oferta preveem deficiências significativas em água e alimento no futuro. Apesar disso, o acesso universal a padrões mínimos de água, energia e alimentos pode ser alcançado e sustentado por meio de uma abordagem “nexus”.

“A palavra ‘nexus’ significa o entendimento de interdependências, tensões e trocas. No contexto da mudança ambiental, os sistemas de água, energia e alimentos estão intrinsecamente ligados e qualquer esforço para direcionar a sustentabilidade precisa considerar suas conexões mais amplas e complexas”, destacam.

A WEF Nexus ajudará os alunos a analisar sistemas complexos, compreendendo impactos sociais, econômicos e ambientais envolvidos nas decisões relativas à inovação tecnológica e ao desenho de políticas.

Os alunos aprenderão diferentes métodos de avaliação, técnicas de modelagem e análise de risco para aplicá-los individualmente ou em combinação a projetos de pesquisa, processo de tomada de decisão ou desenvolvimento de políticas ligadas ao nexo água-energia-alimento em um ambiente interdisciplinar, intercultural e inspirador.

A Fapesp financiará passagens aéreas e despesas de permanência para estudantes selecionados para participar da escola. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho.

Mais informações: www.fec.unicamp.br/wefnexus.  

Agência Fapesp


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114