» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Sexta, 08 de junho de 2018, 07h59

UFMT de Rondonópolis recebe lançamento de três livros do Departamento de História


O Auditório Central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Rondonópolis, recebe, na próxima terça-feira (12), a partir das 19h30, o lançamento de três livros de professores do Departamento de História. São eles Paixão da Alma: O suicídio de cativos em Cuiabá (1864-1888); Memórias Kilombolas: Os kilombos angolanos nos quilombos do Brasil e Nova História de Mato Grosso.

Paixão da Alma, livro do professor Bruno Rodrigues, aborda o suicídio de escravos na Cuiabá da segunda metade do século XIX. Em três capítulos, sua obra explora a morte voluntária como um fênomeno, sua história e, por fim, uma análise de casos de suicídio reais, com especial atenção a Antonio Pereira do Lago, cativo que, antes de optar pela morte voluntária, escreveu uma carta.

Memórias Kilombolas, da professora Amélia Alves, aborda o comércio transatlântico de escravos, principalmente no que tange às relações entre Brasil e Angola e traz a tona diversos sujeitos e processos históricos, como Sobas (chefes africanos), administradores portugueses, a política de alianças, conflitos em torno da produção de cativos, a demografia do comércio durante o século XVIII e a elevada mortalidade cativa dentro dos navios negreiros.

Nova História de Mato Grosso é uma coletânea que reúne numerosas contribuições sobre os mais diferentes temas. Nela é possível encontrar capítulos que abordam, por exemplo, as navegações na Bacia do Prata, Igreja Católica, Protestantismo, conflitos entre indígenas bororos, fazendeiros e garimpeiros, divisão do Estado de Mato Grosso, Políticas de ocupação do Estado, entre outros. Os professores Vitale Joanoni e Cândido Rodrigues foram organizadores da obra e a professora Beatriz Feitosa contribuiu com um capítulo.

O livro é fruto da parceria realizada entre o Programa de Pós-Graduação em História da UFMT e a Universidade de Buenos Aires (UBA) em um evento internacional ocorrido em 2018.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114