» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Segunda, 11 de junho de 2018, 17h47

Comunidade escolar debate gestão democrática em Cuiabá


?Junior Silgueiro?
.

Servidores da Educação e membros da comunidade escolar, como pais e estudantes, se reuniram nesta segunda-feira (11.06), no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, em Cuiabá, para a etapa municipal da II Conferência da Gestão Democrática (Conged).

A Lei 7040/98, que contempla a gestão democrática da Educação Estadual, está no centro do encontro. O objetivo é debater possíveis mudanças na lei, uma vez que ela completa 20 anos em 2018.

Entre os participantes, a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, falou sobre a importância de uma atualização. “É um processo coletivo na rede, os princípios são norteados com participação e diálogo em busca de preservar a autonomia da escola”.

 

A secretária lembrou ainda que o debate começou nas escolas, se concentra agora na etapa municipal e por fim, na etapa estadual. “Todos os municípios vão debater a lei. Temos que discutir que gestão democrática é essa e como ela está sendo vivenciada, como podemos realinhá-la dentro da modernidade e mostrar os resultados alcançados pela educação”.

Para Marioneide, um dos pontos a ser atualizado é o fortalecimento da gestão escolar. “O diretor sozinho não consegue articular e exercer todo o processo. Por isso, precisamos fortalecer a equipe gestora, no papel do coordenador e do secretário escolar, avançando suas funções”.

Readequação

O assessor pedagógico e coordenador da Assessoria Pedagógica de Cuiabá, Alex Rufino, defende a readequação da lei. “Devido ao momento, é importante a necessidade de discussão e mudanças. A lei tem 20 anos e precisa ser aprimorada, assim como toda legislação”.

Porém, ele entende que a reformulação deve garantir o princípio básico da gestão democrática, envolvendo toda a comunidade escolar.

 

Representado os estudantes da rede, Gabriel Moura, do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Plena Cleinia Rosalina, contou que o debate alinha as ideias do pedagógico com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE).

“Nós, alunos, precisamos saber como funciona a escola, assim como nossos pais. Então, construir essa ideia e compartilhar as mudanças é essencial. Temos que encontrar os caminhos para beneficiar os estudantes”, finalizou.

Organização

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Assessoria Pedagógica, Cefapros, Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Conselho Estadual de Educação (CEE-MT), Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-MT) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

O município de Várzea Grande também realizou a etapa municipal nesta segunda-feira (11).

 

A II Conged já teve a instância escolar realizada, que encerrou no último dia 7 de junho. A etapa regional está prevista para os dias 14 e 15 do mesmo mês.

Já a etapa estadual ocorre no próximo dia 21 e 22 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, quando, de acordo com os organizadores, participam 600 pessoas.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114