» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Segunda, 11 de junho de 2018, 17h47

Comunidade escolar debate gestão democrática em Cuiabá


?Junior Silgueiro?
.

Servidores da Educação e membros da comunidade escolar, como pais e estudantes, se reuniram nesta segunda-feira (11.06), no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, em Cuiabá, para a etapa municipal da II Conferência da Gestão Democrática (Conged).

A Lei 7040/98, que contempla a gestão democrática da Educação Estadual, está no centro do encontro. O objetivo é debater possíveis mudanças na lei, uma vez que ela completa 20 anos em 2018.

Entre os participantes, a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, falou sobre a importância de uma atualização. “É um processo coletivo na rede, os princípios são norteados com participação e diálogo em busca de preservar a autonomia da escola”.

 

A secretária lembrou ainda que o debate começou nas escolas, se concentra agora na etapa municipal e por fim, na etapa estadual. “Todos os municípios vão debater a lei. Temos que discutir que gestão democrática é essa e como ela está sendo vivenciada, como podemos realinhá-la dentro da modernidade e mostrar os resultados alcançados pela educação”.

Para Marioneide, um dos pontos a ser atualizado é o fortalecimento da gestão escolar. “O diretor sozinho não consegue articular e exercer todo o processo. Por isso, precisamos fortalecer a equipe gestora, no papel do coordenador e do secretário escolar, avançando suas funções”.

Readequação

O assessor pedagógico e coordenador da Assessoria Pedagógica de Cuiabá, Alex Rufino, defende a readequação da lei. “Devido ao momento, é importante a necessidade de discussão e mudanças. A lei tem 20 anos e precisa ser aprimorada, assim como toda legislação”.

Porém, ele entende que a reformulação deve garantir o princípio básico da gestão democrática, envolvendo toda a comunidade escolar.

 

Representado os estudantes da rede, Gabriel Moura, do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Plena Cleinia Rosalina, contou que o debate alinha as ideias do pedagógico com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE).

“Nós, alunos, precisamos saber como funciona a escola, assim como nossos pais. Então, construir essa ideia e compartilhar as mudanças é essencial. Temos que encontrar os caminhos para beneficiar os estudantes”, finalizou.

Organização

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Assessoria Pedagógica, Cefapros, Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Conselho Estadual de Educação (CEE-MT), Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-MT) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

O município de Várzea Grande também realizou a etapa municipal nesta segunda-feira (11).

 

A II Conged já teve a instância escolar realizada, que encerrou no último dia 7 de junho. A etapa regional está prevista para os dias 14 e 15 do mesmo mês.

Já a etapa estadual ocorre no próximo dia 21 e 22 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, quando, de acordo com os organizadores, participam 600 pessoas.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai Emanuel tem várias denúncias por corrupção
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114