Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Quarta, 13 de junho de 2018, 11h31

Unemat participa da 3ª Conferência de Educação Superior na Argentina


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está participando da 3ª edição da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Cres), em Córdoba, na Argentina, que teve início nesta segunda-feira (11). O evento é realizado a cada 10 anos pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), braço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O encontro tem por objetivo debater as tendências regionais para o ensino superior. Neste ano, são mais de 10 mil participantes de 40 países, principalmente da América Latina e do Caribe, que juntos vão trocar ideias e analisar propostas referentes a situações dos sistemas educativos na região. Até sexta-feira (15), gestores, pesquisadores, professores e estudantes discutirão sete eixos temáticos que resultarão em estratégias conjuntas que deverão ser adotadas pelos países da região no sentido de garantir o acesso à universidade pelos membros das sociedades latino-americanas e caribenhas.

“Participar de um evento desse porte, em que diversas nações se reúnem para discutir a Educação Superior, é uma oportunidade ímpar”, explica a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Maquêa, que representa a Instituição na 3ª Cres. “A Conferência nos permite a aproximação urgente e necessária com os outros povos latinos para uma construção solidária de autonomia na perspectiva Sul-Sul, para potencializar nossos talentos e capacidades”, afirma Vera..

“Primeiro, temos que assumir que somos diversos e também muito assimétricos. Somos muito desiguais. Então, a ideia é ouvir não só as universidades que têm prestígio, mas trazer todas as demais instituições que estão no sistema e que tem problema de qualidade, de reconhecimento, de legitimidade”, defende o diretor do Iesalc, Pedro Henriquez Guajardo. “A Conferência tem que buscar, de alguma maneira, a conversação entre as instituições e os governos para que os desenhos de políticas deem conta dessa situação e para que possamos enfrentá-la em conjunto com a sociedade”, explica Guajardo.

A Cres serve como preparação para a Conferência Mundial da Educação que será realizada em 2021 pela Organização das Nações Unidas (ONU) na França.

A Unemat compõe a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), ao lado de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo; e das paranaenses Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Também está presenta no evento a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na tarde de hoje, o presidente da Abruem, Aldo Bona, e o presidente da Rede de Universidades Provinciais da Argentina (RUP), Hernan Vigier, assinam um convênio de ampla cooperação entre as associações.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114