Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quarta, 27 de junho de 2018, 06h55

Primeira defesa do ProfHistória na UFMT destaca decolonialidade e gênero


A mestranda Giseli Origuela Umbelino defendeu, no dia 04 de junho, a primeira defesa de dissertação, no polo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), em rede e sob coordenação nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além da UFMT, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferece vagas no Estado.

Conforme a orientadora da pesquisa e coordenadora do programa na Instituição, professora Ana Maria Marques, o programa vem se consolidando no Estado como formação continuada na área de História. “Neste ano de 2018, o polo da UFMT realiza as primeiras defesas e a segunda turma já está em andamento. Com isso, o programa pretende capacitar, em nível de Mestrado, para promover melhorias no ensino, especificamente na área de História, e o diferencial do programa consiste em apresentar pesquisas a partir da própria vivência dos professores que atuam no Ensino Básico”, observou.

A pesquisa teve como objetivo produzir articulações teóricas dos campos de gênero, interseccionalidade e decolonialidade, considerando os marcadores de gênero, classe e raça/etnia. “Com as abordagens teóricas, busquei construir um projeto de formação continuada para que professores da rede pública de ensino possam refletir sobre a decolonialidade, reconhecendo o trabalho científico e acadêmico produzido por mulheres. Com isso, o trabalho pretende contribuir para ensino de história comprometido com o desenvolvimento de novas formas de pensar o mundo”, prosseguiu a egressa.

Sobre o ProfHistória

O programa é voltado para professores do Ensino Fundamental e Médio, com o pré-requisito de graduação na área de História, com o objetivo de promover a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. A UFMT oferece, a cada processo seletivo, 20 vagas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114