Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quarta, 18 de julho de 2018, 07h59

Professores do IGHD lançam livro sobre MT contemporâneo


Acontece na quarta-feira (18), às 19h, o lançamento do livro “Nova História de Mato Grosso Contemporâneo”, dos professores do Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cândido Rodrigues e Vitale Joanoni Neto. O evento de lançamento será realizado no Auditório da Faculdade de Economia (FE).

Conforme os docentes, a obra nasceu do convite da Editora da UFMT (EdUFMT), aliado ao desafio em reunir um retrato contemporâneo do Estado que contemple desde profissionais das áreas relacionadas (História, Sociologia e Economia) a estudantes do Ensino Médio e candidatos de concurso público em órgãos estaduais.

“Em maior profundidade, é disso que a obra trata, ou seja, de compreender a construção da Fronteira Oeste Nacional, os impactos das políticas impostas pelos governos militares sobre a Amazônia Legal, das influências na História do Brasil de personagens tão diferentes como Dom Aquino Corrêa, Marechal Cândido Mariano Rondon, Dom Pedro Casaldáliga. Trata-se igual¬mente de desnudar o lugar dos muitos povos indígenas, dos migrantes, dos garimpeiros, na lógica por vezes oculta da nossa memória e na nossa História Nacional”, prosseguem os autores.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114