Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Segunda, 06 de agosto de 2018, 19h02

MEC participa de debate com jornalistas da área de educação


Discutir os desafios da imprensa na cobertura especializada da educação no Brasil é o foco principal do 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Aberto nesta segunda-feira, 6, em São Paulo, o evento contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares.

“É bom para o Brasil que a cobertura jornalística feita na educação seja cada vez mais especializada, porque assim aprofundamos os temas”, destacou o ministro. “Isso é fundamental, é bom para os governos, para as políticas públicas e para a sociedade, que vai estar cada vez mais bem informada, com mais condições de ter informações de qualidade em um mundo cercado de fake news [notícias falsas]”.

Promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), o congresso conta com aproximadamente 500 participantes inscritos, entre eles profissionais dos Estados Unidos, México, Colômbia e Argentina. Até esta terça-feira, 7, serão realizados 28 debates e oficinas sobre políticas públicas de educação voltadas à cobertura eleitoral de 2018, além da perspectiva da imprensa estrangeira sobre políticas brasileiras como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio.

“Estar aqui para discutir com os jornalistas, para que eles possam aprender, aprofundar e compartilhar essas experiências também com aquilo que vivemos do lado de cá é importante”, reforçou Rossieli Soares. “Parabenizo a Jeduca por ter este movimento no Brasil todo.”

Presidente da Jeduca, Antônio Gois ressaltou a participação do MEC no congresso. “Precisamos recuperar a capacidade de diálogo, e a presença do MEC aqui sinaliza a importância, para nós da Jeduca, desse comprometimento com o debate e com o diálogo, mesmo sabendo que somos uma associação de jornalistas independentes e que nosso papel é fazer perguntas difíceis, que nem sempre vão agradar o gestor”, disse. “Esse comprometimento com a democracia é essencial.”

Participantes – Entre os convidados brasileiros estão jornalistas, além de especialistas na área educacional, como o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e a ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.

Nesta terça-feira, 7, o destaque do congresso é o encontro com o jornalista norte-americano Greg Toppo, do jornal USA Today. Ele vai contar a experiência de acompanhar a ascensão do presidente norte-americano Donald Trump e sua agenda para a educação dos Estados Unidos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114