» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Sexta, 17 de agosto de 2018, 18h03

Inep capacita aplicadores do exame em vários estados


Os coordenadores municipais e os coordenadores de local de aplicação que atuarão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 no Pará, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins receberão o novo formato de capacitação proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste fim de semana. Nesta edição do Enem, a capacitação presencial tornou-se regionalizada. Isso significa que os coordenadores de local de aplicação de cidades localizadas a até 105 km do polo de capacitação também receberão as instruções sobre como aplicar o exame de forma padronizada pelos instrutores do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Neste sábado e domingo, 18 e 19 de agosto, 789 coordenadores municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes do Pará; 232 do Amapá; 234 do Ceará (que terá outras duas capacitações em setembro) e 155 de Tocantins serão capacitados em Belém, Macapá, Fortaleza e Palmas, respectivamente. No Mato Grosso do Sul e em Rondônia a capacitação será apenas no sábado, 18, em Campo Grande e Porto Velho, para 147 e 135 pessoas. Antes os coordenadores de local de aplicação e assistentes eram capitados pelos próprios coordenadores municipais, em suas cidades de atuação.

A capacitação presencial é uma das etapas de preparação dos mais de 500 mil envolvidos com a aplicação das provas do Enem. Com oito horas de duração, a programação inclui vídeos, dinâmicas, simulações e exercícios para reforçar as regras e os procedimentos de aplicação, padronizados em todo o Brasil. Todos que atuam no Enem também precisam passar por uma capacitação na modalidade a distância, que exige rendimento mínimo de 50%. A plataforma EaD para coordenadores de locais de aplicação será aberta em 20 de agosto.

Os 54 coordenadores estaduais já passaram pela capacitação presencial e também já estão fazendo a capacitação a distância, que tem conteúdo distinto para cada tipo de colaborador. A história do Enem nos últimos 20 anos é o tema condutor que guiará a capacitação deste ano. No dia do exame os coordenadores de local de aplicação ainda capacitam os chefes de sala, aplicadores e fiscais. Esses também passarão pelo curso EaD. As capacitações presenciais começaram em 11 de agosto e percorrerão o Brasil até 23 de setembro.

Perfil – O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Inep se prepara para aplicar o exame para 5.513.684 participantes. Desses, 59% são mulheres. A faixa etária mais representativa é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos (27,8%), 17 anos (17%) e 18 anos (15,9%). A maioria dos inscritos, 58,7%, já concluiu o ensino médio e 29,7% está cursando a última série em 2018. Os chamados treineiros, participantes que fazem o Enem para autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos. Ao todo, 63,8% dos participantes está fazendo o Enem com todos os custos pagos pelo governo federal.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114