Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 28 de agosto de 2018, 08h57

UFMT realiza aula inaugural do Profnit


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou, na noite da última sexta-feira (24), a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit). Seu objetivo é qualificar profissionais para atuarem na área de transferência de Tecnologia, ferramenta essencial do desenvolvimento de um país.

O programa é iniciativa do Fórum Nacional de Gestores (Fortec) e é realizado em formato de rede, com polos espalhados por todo o Brasil. De acordo com o vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, o polo de Cuiabá foi uma conquista da Instituição, em especial pelo esforço do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“O Profnit se apoia no estudo das condições necessárias para inovação e o empreendedorismo, muito importantes para nosso Estado. Além disso, seu formato de rede e com atuação próxima do governo, institutos de pesquisa, o setor produtivo e outros agentes sociais, ele demonstra a indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirmou o vice-reitor.

De acordo com a coordenadora do Ponto Focal do Profnit em Cuiabá, professora Luciane Cleonice Durante, sempre que um novo produto é desenvolvido, seu autor tem o direito de depositar uma patente do mesmo, a fim de garantir sua propriedade intelectual, entretanto, o desenvolvimento só é alcançado quando esse produto retornar para a sociedade. “Os formando estariam aptos a trabalhar nesse meio de campo, oferecendo soluções para a sociedade girar a roda do desenvolvimento”, explicou.

O diretor do EIT, professor Olivan da Silva Rabelo, comentou que o Profnit oferece capacitação para os profissionais que atuam nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), como é o EIT para a UFMT. “Esse programa qualifica as pessoas que atuam no ecossistema de inovação no Estado de Mato Grosso, onde profissionais de alto nível são essenciais”, disse.

Um dos profissionais interessados nessa capacitação é Michel Ferreira Silva, estudante do mestrado e técnico-administrativo engenheiro da UFMT. “Meu interesse é na área de propriedade intelectual, por causa da autoria de projetos, etc. e com o objetivo de adquirir conhecimentos e ajudar no desenvolvimento da Instituição”, afirmou.

O evento foi marcado pela apresentação cultural do Grupo de Flautas da UFMT, composto, em sua maioria, por estudantes da Licenciatura em Música da UFMT.

Estiveram presentes na mesa de abertura o Pró-reitor de Pesquisa do IFMT, professor Wander Miguel de Barros. a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Lucia da Rocha Marques e, representando os diretores dos Institutos da UFMT, professor Einstein Lemos Aguiar.

Como parte da aula inaugural, foi realizada uma mesa redonda com a participação de representantes da Universidade, do setor produtivo e do governo, intitulada “Os Desafios e Oportunidades da Inovação no Estado de Mato Grosso”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114