Cuiabá | MT 24/04/2024
Educação
Quarta, 12 de setembro de 2018, 05h35

UFMT integra o Fórum Andifes das Universidades Federais da Região Amazônica


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) passa a compor o Fórum Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) das Universidades Federais da Região Amazônica. A inclusão ocorreu durante o encontro do Fórum de Reitores da Região Norte, nos dias 03 e 04 na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém (PA). Ao todo, 12 instituições federais compõem o Fórum.

Conforme a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, o ingresso no Fórum fortalece as relações entre os pares da região. “A UFMT tem muitos aspectos em comum com as universidades da Amazônia Legal, portanto, essa articulação é estratégica para consolidar, partilhar experiências, boas práticas, fortalecer e consolidar políticas”, pontua.

Os principais aspectos em comum entre as 12 instituições são: a busca pelo fortalecimento e consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização; serem constituídas por múltiplos câmpus; pluralidade e ampliação de acesso ao ingresso; assistência estudantil e políticas afirmativas para indígenas, negros, quilombolas e comunidades em vulnerabilidade socioeconômica. No âmbito da pesquisa e pós-graduação, articulações estão em andamento, por meio das pró-reitorias dessas áreas. Por meio da interlocução com os pares da Região Norte, a UFMT é polo de programas de pós-graduação em rede, como as de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) e de Ensino de Ciências e Matemática (Reamec).

Uma das conquistas do novo Fórum foi uma vaga permanente no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O Fórum também está em articulação e apresentando demandas de forma constante junto ao Ministério da Educação [MEC], Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq], Financiadora de Estudos e Projetos [Finep] e outros órgãos competentes”, conclui a reitora da UFMT.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114