Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Segunda, 17 de setembro de 2018, 18h55

Instituto Benjamin Constant completa 164 anos de fundação


Nesta segunda-feira, 17, o Instituto Benjamin Constant (IBC) completa 164 anos de existência. Criada para atender a deficientes visuais, a instituição de ensino, vinculada ao MEC, foi pioneira nesse segmento da educação na América Latina. A solenidade de comemoração foi realizada na sede do IBC, no Rio de Janeiro (RJ).

Além do atendimento a crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla, o IBC é também um centro de referência para questões da deficiência visual, pois trabalha com a capacitação de profissionais, fornece assessoria para instituições públicas e privadas nessa área e reabilita pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um centro de pesquisas no campo da oftalmologia. A instituição também auxilia na produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da educação especial. Por meio da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

Residência – No início do mês de agosto foi firmada uma parceria entre o IBC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que permitirá o retorno da residência médica ao instituto e a retomada de consultas ambulatoriais e de cirurgias como transplante de córnea, catarata e glaucoma.

O programa de residência médica do IBC já foi considerado um dos mais respeitados do país por prestar serviços de atendimento médico à população, realizando consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

Anteriormente à paralisação da residência, eram feitas cerca de 80 mil consultas ambulatoriais e 120 mil cirurgias por ano.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114