» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Terça, 18 de setembro de 2018, 17h54

Programa debate novidades do Festival de Cinema Infantil


Muito presente na vida de crianças e adolescentes, a animação traz temas cada vez mais pertinentes na construção do conhecimento de mundo para esse público. O programa Salto para o Futuro, da TV Escola, discute nesta quarta-feira, 19, às 20h, as novidades da edição 2018 do Festival Internacional do Cinema Infantil (FICI), ainda sem data definida. Para a discussão, o programa recebe uma das diretoras do FICI, a cineasta Carla Camurati, e Lilia Levy, coordenadora pedagógica do evento, que vão mostrar como produções cinematográficas voltadas para a infância e juventude são importantes para ampliação do olhar dos estudantes.

Em 16 edições, o FICI já exibiu mais de mil obras (entre animações, filmes de ficção e documentário) de 36 nacionalidades para cerca de 1,5 milhão de crianças, adolescentes e jovens. No Salto, Carla Camurati conta que o evento cresce a cada ano e dá espaço para outras linguagens audiovisuais. “Atualmente o festival mexe também com curtas, capítulos de séries vistos como pequenos filmes, entre outros. A cada dia nós queremos ampliar essa possibilidade para que possamos analisar as diferentes narrativas dramáticas dos produtos audiovisuais.”

E a indústria de animações só tende a crescer. Dados do Ministério da Cultura mostram que, em uma década, as produções de séries animadas, por exemplo, saltaram de duas para 44. Em 2018, 25 longas de animação estão em fase de produção. A coordenadora pedagógica do FICI, Lilia Levy, lembra que o cinema é uma importante ferramenta pedagógica. “Toda a empatia, o magnetismo que o cinema provoca, além do imaginário, são muito importantes para o estudante. O cinema é um recurso que tem que ser usado e aproveitado pela educação. Educação e cinema têm um romance muito importante.”

Salto para o Futuro é apresentado por Murilo Ribeiro e Barbara Pereira, todas as quartas-feiras, às 20h, na TV Escola. O programa fica disponível também no canal do YouTube, no portal oficial e nos aplicativos da emissora disponíveis nas plataformas digitais.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114