» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Segunda, 08 de outubro de 2018, 13h54

Hora do Enem destaca espanhol prático e química inclusiva


O que teriam em comum a matemática e a reciclagem de matéria-prima? Este é o tema da reportagem especial que abre a série da semana do programa Hora do Enem, produzido e transmitido pela TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação. Mas esse é só um detalhe da atração, que, focada em quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem boas novidades nesta temporada semanal.

A convidada desta segunda-feira, 8, é a professora Daniela Mendes, criadora do Laboratório Sustentável de Matemática. Ela mostra como é possível transformar produtos recicláveis em matéria-prima para o aprendizado da disciplina. Já na parte da resolução de questões, o professor Victor Israel soluciona a pergunta 174 do Caderno Azul do Enem de 2017, sobre mediana.

Na terça, 9, o destaque são as fake news. Para falar sobre o assunto, tão atual, a entrevistada é a jornalista e historiadora Patrícia Mariuzzo. Dedicada à divulgação científica, ela conta sua experiência no desafio de atuar em uma das áreas mais bombardeadas pelo fenômeno das notícias falsas que viralizam na internet. Na sequência, a professora Ruth Borges resolve a questão 90 do Caderno Azul do Enem 2017, que tem como tema a moda.

Você se mudaria para um país sem saber falar o idioma local? O estudante Pedro Gripp encarou essa empreitada. No programa de quarta, 10, ele conta sua aventura de ir morar no México sem falar sequer uma palavra de espanhol. O aprendizado se desenvolveu, com sucesso, na prática diária. No quadro seguinte, a professora Adriana Ramos resolve a questão 04 do Enem 2017, sobre interpretação de texto.

Uma experiência revolucionária é relatada no Hora do Enem de quinta-feira, 11. A professora Ivoni Freitas, especializada no ensino de química para deficientes visuais, detalha como funciona esse método, de sua autoria. Logo depois, o professor Luiz Claudio Gonçalves resolve a questão 113 do Caderno Azul do Enem 2017, focada em compostos orgânicos.

Dedicado ao desenvolvimento de técnicas de redação para o Enem, o programa de sexta, 12, traz um tema que é forte candidato para as provas do exame deste ano: os impactos do desperdício de alimentos no Brasil. Para comentar e dar dicas a respeito desse assunto tão urgente, o convidado é o professor Marcos Machado.

Hora do Enem é transmitido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h, com maratonas aos sábados e domingos. Os episódios também estão disponíveis no portal da emissora ou no canal da TV Escola no YouTube.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114