» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Segunda, 08 de outubro de 2018, 13h54

Hora do Enem destaca espanhol prático e química inclusiva


O que teriam em comum a matemática e a reciclagem de matéria-prima? Este é o tema da reportagem especial que abre a série da semana do programa Hora do Enem, produzido e transmitido pela TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação. Mas esse é só um detalhe da atração, que, focada em quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem boas novidades nesta temporada semanal.

A convidada desta segunda-feira, 8, é a professora Daniela Mendes, criadora do Laboratório Sustentável de Matemática. Ela mostra como é possível transformar produtos recicláveis em matéria-prima para o aprendizado da disciplina. Já na parte da resolução de questões, o professor Victor Israel soluciona a pergunta 174 do Caderno Azul do Enem de 2017, sobre mediana.

Na terça, 9, o destaque são as fake news. Para falar sobre o assunto, tão atual, a entrevistada é a jornalista e historiadora Patrícia Mariuzzo. Dedicada à divulgação científica, ela conta sua experiência no desafio de atuar em uma das áreas mais bombardeadas pelo fenômeno das notícias falsas que viralizam na internet. Na sequência, a professora Ruth Borges resolve a questão 90 do Caderno Azul do Enem 2017, que tem como tema a moda.

Você se mudaria para um país sem saber falar o idioma local? O estudante Pedro Gripp encarou essa empreitada. No programa de quarta, 10, ele conta sua aventura de ir morar no México sem falar sequer uma palavra de espanhol. O aprendizado se desenvolveu, com sucesso, na prática diária. No quadro seguinte, a professora Adriana Ramos resolve a questão 04 do Enem 2017, sobre interpretação de texto.

Uma experiência revolucionária é relatada no Hora do Enem de quinta-feira, 11. A professora Ivoni Freitas, especializada no ensino de química para deficientes visuais, detalha como funciona esse método, de sua autoria. Logo depois, o professor Luiz Claudio Gonçalves resolve a questão 113 do Caderno Azul do Enem 2017, focada em compostos orgânicos.

Dedicado ao desenvolvimento de técnicas de redação para o Enem, o programa de sexta, 12, traz um tema que é forte candidato para as provas do exame deste ano: os impactos do desperdício de alimentos no Brasil. Para comentar e dar dicas a respeito desse assunto tão urgente, o convidado é o professor Marcos Machado.

Hora do Enem é transmitido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h, com maratonas aos sábados e domingos. Os episódios também estão disponíveis no portal da emissora ou no canal da TV Escola no YouTube.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114