» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Quinta, 11 de outubro de 2018, 10h52

Emissora estreia série sobre os bastidores dos 20 anos do Enem


Os 20 anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganham comemoração especial na TV Escola, que, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está produzindo uma série de programas a serem exibidos neste mês e em novembro. Instituição que, assim como o Inep, é vinculada ao MEC, a TV Escola vai contar a história, os desafios e a evolução do segundo maior exame de acesso ao ensino superior do mundo.

No dia 15, às 7h30, e com reapresentações às 13h30 e 18h30, vai ao ar o primeiro programa produzido pela parceria entre a emissora e o Inep – Enem: Bastidores, uma série educativa de cinco minidocumentários com cinco minutos de duração cada. Com estrutura narrativa documental, os documentários são apresentados em linguagem jovem e dinâmica pela atriz Mariana Cerroni, que atua como repórter.

A cada programa, ela mostra como é o cotidiano vivido pelo Inep e por um personagem envolvido no exame durante as cinco etapas mais estratégicas do Enem. Os episódios – um a cada segunda-feira – são Os dias D, O X da questão, Preparação, A correção e O dia do resultado. É uma forma inédita de explicar as rotinas e protocolos que envolvem os estudantes durante o processo de preparação para o exame.

Episódios – Em Os dias D, será mostrada a tensão de um candidato, Carlos Oliveira, estudante de 19 anos que tem deficiência visual, durante as 24 horas que antecedem aos dias do Enem. Paralelamente, o minidocumentário acompanha as ações do Inep para viabilizar a estrutura de aplicação do exame em todo o país.

No segundo episódio, O X da questão, o personagem é Ney Mello, professor que no passado prestou o Enem e hoje prepara seus alunos para o exame. A partir de uma questão que caiu no exame de sua época, ele fala sobre o trabalho envolvido na elaboração das provas. Aborda desde a publicação do edital de chamada pública até a capacitação dos colaboradores, elaboração e revisão de questões, pré-teste e o momento em que a pergunta finalizada passa a integrar o Banco Nacional de Itens (questões selecionadas para o exame).

Preparação, o terceiro episódio, se desenvolve a partir da experiência de Ana Botelho, aluna que usou a nota do Enem para entrar na faculdade. Hoje ela é professora de redação – prova na qual obteve a nota mais alta, embora não tenha atingido os mil pontos – e prepara seus estudantes para o exame. A história de Ana começa com a preparação, desde a escolha das questões que compõem o banco de perguntas até o momento do transporte do arquivo com as questões e, no final, a chegada das provas à gráfica.

Tharcila Vargas, estudante negra e nascida em comunidade, que usou a nota do Enem para o ingresso na Faculdade de Serviço Social, é o personagem real do quarto episódio, A correção. Foram muitas adversidades até chegar ao dia do exame, e o documentário mostra a expectativa de Tharcila. Enquanto a candidata relembra o momento pós-prova e a espera pelo resultado, o programa apresenta uma amostragem da complexa logística do Inep para recolhimento das provas e correção.

No quinto e último minidoc da série, O dia do resultado, Benício Pitaguary, jovem indígena que utilizou a nota do Enem para entrar no curso de geografia, conta como pretende ajudar sua comunidade a partir dos conhecimentos obtidos durante a graduação. Enquanto o candidato relembra o resultado positivo e o impacto da aprovação no Enem em sua vida, a apresentadora relata o esforço de superação do Inep para manter o tráfego de dados, a rede estável e a alta demanda de acessos.

Os cinco minidocs da série Enem: Bastidores têm direção de Carol Vilela e roteiro de Diego Rebouças e Guilherme Ferraz. Além da exibição pela emissora, os programas estarão disponíveis no site da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Enem 20 anos – A outra estreia resultante da parceria entre a TV Escola e o Inep é o documentário Enem 20 anos – um exame do tamanho do Brasil, que vai ao ar em 21 de novembro, às 21h. O especial tem como ponto de partida a criação do exame, revisitando os principais marcos de evolução e apresentando os bastidores do grandioso aparato logístico envolvido em sua realização. A narração é feita a partir de depoimentos de autoridades, servidores, colaboradores, professores e estudantes – todos personagens importantes para a construção dessa história.

Antes dessa estreia, TV Escola vai exibir diariamente uma série de interprogramas de um minuto, produzidos a partir dos depoimentos colhidos para o documentário. São 30 temas que vão ao ar a partir de 20 de outubro, sábado, durante a programação da emissora.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114