Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Sábado, 03 de novembro de 2018, 13h44

Aplicativo criado em Pernambuco permite acesso de estudantes a informações acadêmicas


Notas, agendamentos e informações acadêmicas que podem ajudar os estudantes no ambiente escolar são alguns dos dados reunidos no aplicativo Central do Aluno, um projeto de Filipe Melo da Silva, de 16 anos. Ele é estudante da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, de Jaboatão dos Guararapes (PE), e conta essa história na edição desta sexta-feira, 2 de novembro, do programa Trilhas da Educação, produzido e transmitido pela Rádio MEC.

Filipe conta que teve a ideia de desenvolver o aplicativo ao observar outro, da Secretaria de Educação, que dá aos professores acesso a anotações de frequência, upload de notas, entre outras informações de estudantes. “Achei interessante. E já que tinha um para eles, pensei em fazer também para os alunos”, afirma.

O aplicativo funciona sem internet, mas quando o estudante se conecta à rede, as informações são atualizadas junto ao sistema estadual. Assim ele pode acessar notas, frequência, calendário com as aulas da semana e ainda uma central de agendamento de trabalhos. “Eu não tinha computador e fiz o aplicativo pelo celular sem muito conhecimento”, conta o estudante.

Cerca de 13 mil estudantes da rede estadual pernambucana baixaram e comentaram sobre o Central do Aluno, o que surpreendeu Filipe. “Eles disseram que era exatamente o que estavam precisando. Foi um feedback ótimo, porque eu pude corrigir erros e problemas e melhorar como programador. Já estamos na versão 5”. O sucesso do projeto também o levou a ser convidado para apresentar o aplicativo à Secretaria de Educação de Pernambuco.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114