Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quinta, 06 de dezembro de 2018, 06h59

UFMT abre exposição-homenagem ao artista visual Wlademir Dias-Pino


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu início à comemoração de seus 48 anos na tarde desta segunda-feira (03), com a abertura da exposição-homenagem ao artista visual e poeta Wlademir Dias-Pino, no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP); O tema da mostra é “O Olhar Cria Esquinas para o Azul” e apresenta, pela primeira vez no Brasil, o processo criativo de elaboração da marca da Universidade. A curadoria é da poetisa e viúva do artista, Regina Pouchain. A visitação segue até 31 de janeiro.

Na oportunidade, a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, lembrou da visão do artista para a Instituição ainda nos primeiros anos de sua fundação. “Da mesma forma que Dias-Pino dizia, acreditamos que a Universidade é a casa do saber, do conhecimento, da contradição. Por isso, estamos felizes e emocionados em abrir a comemoração dos 48 anos com essa exposição-homenagem a ele, que teve a oportunidade de participar da fundação da Uniselva e nos presenteou com essa logo, que faz parte da identidade das pessoas que por aqui passaram”, disse.

Dias-Pino deixou sua marca na cultura do Estado e na história da UFMT. “Sua contribuição foi do tamanho de Mato Grosso. Ele adotou esse estado, amou Mato Grosso, deu a vida por esta terra e pela UFMT. Ele realmente viveu cada dia a Universidade de continuará perfumando os nossos dias de tanta luta, força e esperança”, afirmou o Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fernando Tadeu de Miranda Borges.

Responsável pela concepção visual e diagramação do caderno que acompanha a exposição, o designer gráfico Maurício Mota explicou sua inspiração no trabalho de Dias-Pino. “O legal do trabalho dele é que funciona como uma essência. É possível dali extrair idéias infinitas para você compor novos grafismos. A partir dele, você traz à tona novos trabalhos, como se fosse uma fonte na qual você pode beber para se inspirar”, contou.

Wlademir Dias-Pino foi um dos mais respeitados nomes da poesia visual brasileira e, em 2013, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFMT ““pela inegável e notória importância do conjunto de sua obra, que se insere em movimentos culturais de vanguarda em níveis local, nacional e internacional, em trajetória que leva consigo o nome da UFMT”, conforme parecer da comissão de análise do Conselho Universitário (Consuni) que lhe outorgou o título. Ele faleceu no dia 30 de agosto, no Rio de Janeiro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114