Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 18 de dezembro de 2018, 07h36

Professor da UFMT lança livro sobre implantação do curso de Jornalismo no Brasil


O coordenador de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (FCA/UFMT), professor Paulo da Rocha Dias, lança livro sobre a história da implantação do curso de jornalismo no Brasil. O livro, intitulado “Gênese do Curso de Jornalismo no Brasil”, aborda desde as primeiras discussões sobre a implantação do curso no país até o seu surgimento, funcionamento regular e consolidação dos dois a serem criados primeiro, um público, da Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e outro privado, da Faculdade Cásper Líbero.

A obra, que traz os resultados de pesquisa realizada sob os auspícios da UFMT, abrange o período entre 1908 e 1958 e surgiu da curiosidade do autor em descobrir a origem do curso de Jornalismo no país. “Havia muitas coisas que ainda eram um mistério, então eu fui estudando, fazendo os fichamentos, uma coisa puxava a outra, visitei e entrevistei pessoas. Uma delas, por exemplo, eu encontrei em São Paulo graças ao recibo de um pagamento de um curso por correspondência de jornalismo, realizado no Rio de Janeiro, datado em 1960, o que é muito interessante”, conta o autor.

Além disso, a investigação também tinha como objetivo comprovar a influência norte-americana no ensino de jornalismo do país. De acordo com o pesquisador, fica clara a existência desta influência, sobretudo nos conteúdos: “Os olhos das pessoas estavam voltados para o que estava acontecendo na Universidade de Missouri e na Universidade de Columbia, perto de Nova York, onde se encontra o mais famoso curso de jornalismo até hoje. Acredito que deveria ser feito aqui quase uma cópia do que está sendo feito lá”, complementou.

O livro é distribuído pela editora Letras Contemporâneas e está disponível na Biblioteca da UFMT. Você também pode encontrá-lo para compra online.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114