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Educação
Quarta, 26 de dezembro de 2018, 14h41

Nova tecnologia contribui para implementação da Base Comum


O Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME) será um importante instrumento de apoio na implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – Etapa Ensino Médio. A iniciativa, lançada em novembro pelo Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), está relacionada ao desenvolvimento da quinta competência geral da base, que se refere às tecnologias digitais de comunicação e informação.

“Além de estar alinhada à quinta competência, enquanto instrumento, a metodologia também pode ser utilizada para trabalhar as demais e o professor tem autonomia para selecionar os conteúdos, conforme seu plano de aula”, esclarece a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Smole.

A ação é uma metodologia de educação presencial mediada por tecnologia e foi adotada para fortalecer a Lei 13.415/2017, que reformulou o ensino médio e instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

No CNME, as aulas são ao vivo e há uma dinâmica pré-estabelecida. O professor de sala faz a introdução e passa para o mediador do estúdio, que apresenta o conteúdo, incluindo um vídeo, e lança um tema para discussão (problematização). Logo após, há um espaço para debate (roda de conversa), coordenado pelo professor de sala de aula, onde também são realizadas atividades. Passado esse período, o educador do estúdio volta, para interagir, saber sobre os resultados das atividades (que compõem um memorial) e responder dúvidas. A tecnologia permite que haja interatividade simultânea entre todos os professores e salas de aula participantes.

Atualmente, são beneficiados alunos de ensino médio de 17 estados e do Distrito Federal. Para 2019, já está confirmada a adesão de mais nove estados, totalizando 25 unidades da federação.

Os conteúdos eletivos englobam tecnologia e mundo do trabalho, sempre buscando relacionar os temas com as realidades locais. A escolha foi feita pelas próprias secretarias de educação. Entre os objetivos, está o de possibilitar aos alunos melhores condições para escolherem suas trajetórias profissionais.

Base Curricular – A BNCC foi homologada em 14 de dezembro. No decorrer de 2019, as escolas e redes de ensino deverão elaborar os novos currículos, para implementação no começo do ano letivo de 2020. As primeiras turmas vão se formar em 2022.

Os conteúdos da base são por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), que deverão ter o total de 1.800 horas-aula.

Pela lei do novo ensino médio, outras 1.200 horas deverão ser dedicadas aos itinerários formativos, compostos pelas quatro áreas do conhecimento e, ainda, pelo ensino técnico-profissional.

 




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