Cuiabá | MT 20/04/2024
Educação
Sábado, 19 de janeiro de 2019, 13h01

Cejas discutem principais pontos para ano letivo 2019


Entre os temas destacados estavam atendimento aos alunos, as matrículas, formação de turmas, criação de salas ambientes


Representantes de quatro Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) participaram de um encontro com técnicos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) para discutir assuntos relacionados ao ano letivo de 2019. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (16), na sede da Seduc.

.

 

Participaram as equipes gestoras dos Cejas de Várzea Grande, Cáceres (a 225 quilômetros de Cuiabá), Rosário Oeste ((128 km ao norte) e Sorriso (a 420 quilômetros ao norte).

Entre os temas debatidos estão o atendimento especial aos alunos, matrículas, formação de turmas, criação de salas ambientes e a composição dos quadros de profissionais para cada centro.

Segundo o técnico da Diversidades Educacionais da Seduc Elinaldo Ângelo da Conceição, o atendimento especial para os Cejas é o agendamento do horário em que o aluno dispõe para procurar a escola, fora do turno em que está matriculado. Ele explica que quando o aluno apresenta alguma deficiência no aprendizado poderá fazer um agendamento para suprir essa necessidade.

“A maioria desses alunos estão excluídos do sistema educacional e precisamos aproveitar esse momento e trabalhar uma motivação para que não desista e termine os estudos. O agendamento é importante para garantir a permanência desse aluno na sala de aula”, ressalta.

Como o período de matrícula nos Cejas é o ano todo, os participantes ressaltaram a importância da divulgação em toda a comunidade para atrair os trabalhadores, que nem sempre sabem quando procurar a escola.

Elinaldo adianta que as salas ambientes são importantes para facilitar o aprendizado, uma vez que são temáticas, com salas caracterizadas conforme a disciplina – geografia tem mapas e língua portuguesa com cartazes de escritores. Ao contrário das salas comuns, são os alunos que trocam de sala e não os professores.

A formação do quadro dos profissionais (professores), obedecerá o Processo de Atribuição Simplificado (PAS). A Seduc tem 22 Cejas distribuídos em todo o Estado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114