» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Quinta, 31 de janeiro de 2019, 20h46

Semana Pedagógica prepara professores e gestores para o início do ano letivo


Palestras, aulas práticas e oficinas preparam professores e gestores escolares para o início do ano letivo

Na cozinha piloto da Coordenadoria de Alimentação Escolar, TNEs estão recebendo orientações sobre novo cardápio

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana prossegue nesta quinta-feira (31) no Hotel Fazenda Mato Grosso, com palestras e oficinas de formação para professores do 2º e 3º Ciclos, do programa A União Faz a Vida, e coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ensino, nos períodos da manhã, tarde e noite.

.

Pela manhã, a diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel falou sobre o tema Escola Cuiabana – cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Também no Hotel Fazenda Mato Grosso estão acontecendo oficinas sobre o Programa de Alfabetização Cuiabana (ProAc).

No período da tarde, está sendo realizada a palestra Competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas nos alunos da Educação Infantil, com a pedagoga Regina Shudo. A formação tem a parceria com o Sicredi Ouro Verde, e o Programa A União Faz a Vida.

Com experiência na área educacional de mais de 25 anos, Regina Shudo foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em várias Universidades. Atualmente, além do trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.

À noite, das 18 às 22 horas, acontece oficina sobre planejamento pedagógico para professores e gestores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Escola Cuiabana

Na palestra, a diretora geral de Gestão Escolar (DGGE), Mabel Strobel apresentou os fundamentos da Escola Cuiabana. “Estamos num momento de reflexão e atualização da politica educacional do município. A Escola Cuiabana, que nasce no âmago da sociedade, tendo como fundamento a formação do ser humano, traz os conceitos que vão fundamentar esse novo momento da política educacional, que deve refletir toda a teoria e prática desenvolvida na rede, a nossa história e cultura”, destacou.

Mabel Strobel lembrou que a reflexão e o diálogo são fundamentais para o enfrentamento das adversidades que ainda persistem no campo da Educação Básica. “A Educação é um processo contínuo e dinâmico, e a Escola Cuiabana precisa refletir esse momento tão importante, dos 300 anos da nossa capital”, salientou Mabel Strobel.

Alimentação escolar

A formação teórica e prática dos Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs) prossegue na cozinha piloto da Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), da Secretaria Municipal de Educação e no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

Cerca de 600 profissionais das unidades de creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBCS) e do campo estão participando do ciclo de formação.

A coordenadora de Nutrição Escolar, Ana Domingas explicou que este é um momento importante na formação dos TNEs e TDIs, visando uma alimentação mais saudável, e preparação de novos pratos que estão sendo inseridos no cardápio escolar deste ano.

“A partir de um trabalho minucioso dos técnicos da coordenadoria, estamos inserindo novos produtos e preparações ao cardápio da alimentação escolar deste ano, entre eles o peixe da região e outros como lentilhas, grão de bico, biscoitos, farinha de quibe, não tão conhecidos. A ideia é que possamos oferecer um cardápio mais rico e também contribuir para a educação alimentar dos nossos alunos. Esse trabalho começou com o projeto Alimentação Consciente, que busca tornar o nosso cardápio mais rico, nutritivo e variado, sem perder a qualidade da alimentação escolar que é oferecida na rede pública municipal de Ensino”, destacou Ana Domingas.

As TDIs também estão participando da formação, com o objetivo de alinhar o trabalho com os gastrônomos, nutricionistas, gestores escolares, e as mães, no atendimento das crianças do berçário.

Um outro tema importante na formação é o atendimento às crianças com restrição alimentar. ”Hoje a rede pública municipal de Educação de Cuiabá atende a 460 alunos com restrição alimentar em um trabalho sério e criterioso, reconhecido em todo o país, e que se tornou um referencial”, disse Ana Domingas.

 

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

Data: 23 de janeiro a 8 de fevereiro
Locais: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), EMEB Madre Marta Cerutti
Solenidade de início do ano letivo 2019 - Aula Inaugural
Palestra: Pedagogia Afetiva na Escola
Data: 8 de fevereiro
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114