Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Terça, 12 de fevereiro de 2019, 20h16

Resultado preliminar do exame está disponível para consulta


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira, 12, os resultados preliminares do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) 2017. As notas são referentes à prova de habilidades clínicas, segunda etapa do exame, aplicada em 17 e 18 de novembro de 2018, em cinco capitais brasileiras, para 950 médicos formados no exterior. Os resultados podem ser acessados, mediante informação de CPF e senha, no Sistema Revalida.

Na segunda etapa do Revalida o participante percorre dez estações para resolução de tarefas sobre investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes ou familiares.

Recursos – Será considerado aprovado na segunda etapa do Revalida 2017 o participante que alcançar pelo menos 62 pontos, dos 100 pontos distribuídos. O processo de revalidação subsidiado pelo Revalida só poderá ser iniciado após a divulgação dos resultados finais, quando o Inep encaminhará a lista dos aprovados para a instituição de educação superior parceira indicada pelo participante no processo de inscrição. O período para interposição de recurso em relação ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas será de dois dias úteis, começando às 10h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 13 de fevereiro, e terminando às 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira, 14 de fevereiro.

Reaplicação – Do total de 950 participantes da segunda etapa do Revalida, 46 terão que participar de uma reaplicação, em Brasília, das estações 1 ou 6. A data, o horário e o endereço da reaplicação serão comunicados diretamente aos participantes envolvidos. O motivo da reaplicação foi uma intercorrência que inviabilizou a gravação da avaliação, das estações 1 e 6, em uma sala de aplicação no Hospital Universitário de Brasília. O Inep já acionou os órgãos competentes para apuração dos fatos. Os custos com deslocamento e hospedagem serão cobertos pelo Cebraspe, empresa contratada para aplicação da segunda etapa.

O prolongamento da edição de 2017 é resultado do grande volume de demandas judiciais dos participantes, que em muitos casos iniciam o processo de revalidação mesmo sem ter concluído o curso no exterior. Os processos judiciais tiveram início já na fase de inscrição e foram se acumulando pelas demais etapas, inviabilizando o avanço das várias etapas previstas e o cumprimento do cronograma.

Revalida – O Revalida subsidia os processos de revalidação, feito por determinadas universidades públicas, dos diplomas de médicos que se formaram no exterior. É direcionado aos médicos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão no Brasil. Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil e ter diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114