Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Segunda, 25 de fevereiro de 2019, 17h06

Educação lança programa de cidadania em escolas da rede municipal


A Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer de Várzea Grande, em parceria com a Cooperativa de Crédito (Sicred) e a Assessoria Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), lança em 2019 o Programa a União Faz a Vida (PUFV), que tem como principal objetivo vivenciar as atitudes, valores, cooperação, além de buscar cidadãos mais cooperativos e integrados a comunidade onde vivem. As Escolas Municipais de Educação Básica – EMEBs, “Joaquim da Cruz Coelho” e “Luiz Reveles Pereira” foram escolhidas para dar início ao programa.

Tendo como base de ensino a cooperação e a cidadania, o projeto consiste em resgatar os principais valores e princípios para o auxilio de convívio social das pessoas que estão envolvidas no projeto. Focado na interdisciplina, a proposta do programa é desenvolver e sensibilizar os alunos, professores, coordenadores e toda a comunidade acadêmica para a valorização de atitudes que envolvam o respeito, justiça e a solidariedade no âmbito escolar.

Com o slogan: “juntos podemos transformar a realidade através da educação”, o programa leva para dentro das escolas o movimento de conscientização dos alunos e educadores a lição de que no ambiente escolar ninguém é melhor que ninguém, ou seja, as atitudes terão que envolver respeito, justiça, solidariedade, com o intuito de desenvolver atitude mais solidarias, de respeito a diferenças existentes na escola e ainda a ajuda mutua e de cooperação.

Segundo o assessor de desenvolvimento do Sicredi, Giorgie Guido da Luz, atualmente o projeto está implantado em 29 cidades, podendo ser expandir para mais oito municípios durante o ano letivo de 2019. “Nós temos como objetivo trazer para dentro da escola uma nova metodologia de ensino, uma maneira diferente de ensinar. Temos que trazer o aluno e educadores para o centro de tudo, tornando-os principais protagonistas dentro do ambiente escolar e não mais como coadjuvantes, tem que se ouvir e ver o que eles desejam”, explica Giorgie.

A assessora pedagógica da Seduc, Jussara Cristina Maia Cerol, destacou que o programa “é uma responsabilidade social, que constitui em uma nova metodologia de trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas participantes do PUFV, que chega para ajudar a pensar nas práticas pedagógicas pautadas pelos princípios da cooperação, cidadania, justiça, equidade, solidariedade e empreendedorismo”.

A escola contemplada com o programa terá que preencher diversos requisitos, entre eles: a habilitação dos educadores com uma carga horária de 24 horas, posteriormente para o inicio o desenvolvimento dos projetos, onde vai contar com a orientação e o acompanhamento dos assessores pedagógicos, por fim as oficinas de formação, onde os educadores irão vivenciar toda a metodologia que será aplicada.

Outro ponto de destaque são as chamadas expedições investigativas, onde os educadores irão participar, e os estudantes irão percorrer os locais onde vivem. Essa atividade tem como objetivo promover o aprendizado, o conhecimento repassado por meio de informações objetivas e subjetivas, onde irá estabelecer a convivência e os interesses de aprender.

Para o secretário Silvio Fidelis, todas as parcerias envolvendo entidades da sociedade civil organizada que apresentem sugestões para a melhoria no processo de ensino aprendizagem da rede municipal são bem vindas. “Nossa meta é buscar a excelência no aprendizado de nossos alunos e isso também contempla as iniciativas bem sucedidas implementadas por parceiros em outros municípios, ações que podem agregar valor pedagógico e de cidadania à nossa comunidade escolar” apontou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114