Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Sexta, 26 de abril de 2019, 11h37

UFMT realiza abertura de jornada cultural e artística em Sinop


.

O Câmpus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu nesta quarta-feira (25) a abertura da Temporada Cultural e Artística 2019 da UFMT. Essa é a primeira vez em que a abertura acontece fora de Cuiabá, com o objetivo de expandir a produção cultural da Instituição para todo o estado, a partir de uma agenda itinerante de ações e apresentações.


A abertura compõe a programação da Jornada Cultural de Sinop, que acontece entre os dias 25 e 27 deste mês, com atividades no Câmpus universitário e no Centro de Eventos Dante de Oliveira, seguindo uma programação temática.


Durante a solenidade de abertura dos eventos, o reitor em exercício, professor Evandro Soares, disse que os eventos culturais são importantes para a universidade pois valorizam o ser humano e sua identidade, formada a partir de processos histórico-culturais. “Em uma universidade a arte, a cultura, não são um quarto elemento do tradicional tripé ensino, pesquisa e extensão, são fenômenos transversais que permeiam todas as nossas ações e existência, por isso que a universidade traz os artistas de mato grosso para dentro de si”, ponderou.


Para o pró-reitor do Câmpus de Sinop, professor Roberto Carlos Beber, sinop teve um grande salto de crescimento económico nos últimos 15 anos, mas que isso não se traduziu no desenvolvimento da cidade em todos os seus aspectos. “Com a oportunidade de hoje, queremos destacar a cultura de Sinop e a cultura que é produzida na UFMT, pois acreditamos que cultura e educação são sinônimos do desenvolvimento para a nossa região”, afirmou.


O Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, comentou sobre os desafios de se trabalhar com cultura, mas também salientou sua importância para a UFMT “Através da cultura, podemos fazer a universidade um organismo vivo e forte”, disse.


Representando a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que é parceira da organização do evento, Adil Antonio Alves de Oliveira parabenizou a UFMT pela temporada cultural itinerante. “É importante que se valorize a cultura do estado, a arte e os artistas daqui para que, a partir dessas identidades construídas, possamos pensar na construção de políticas tão necessárias para o estado e para o país”, concluiu.


A abertura da Temporada Cultural e Artística e a Jornada Cultural de Sinop são realizadas pelas Pró-reitorias de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do câmpus de Sinop, em parceria com a CEFAPRO, a Escola Municipal de Artes de Sinop “Viviane Maria Malheiros Dalberto”, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), prefeitura municipal de Sinop e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).


Confira a programação completa.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114