Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Sábado, 27 de abril de 2019, 02h54

Artigo de professora da UFMT será apresentado em Havana


Artigo de professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT), intitulado: “Psicologia Histórico-Cultural, Saúde Mental E Adolescência: Reflexões Para Uma Práxis Crítica” é aceito no Congresso Internacional de Psicologia, que acontece no mês de julho, em Havana, Cuba.


O trabalho, desenvolvido pelos professores Vanessa Furtado, Paulo Wescley e Naiana Marinho, é fruto do grupo de pesquisa “Fundamentos Da Psicologia Histórico-Cultural Para Atenção Em Saúde Mental”.


Segundo a professora Vanessa, coordenadora do grupo, a intenção da pesquisa é pensar sobre a atuação em saúde mental a partir de referencial teórico Vigotskyano. “Vigotsky é um autor fundamental dentro da psicologia, muito estudado na área da Educação e desenvolvimento humano. Decidimos pensar a atuação em saúde mental, balizado nesse referencial teórico Vigotskyano, porque ele tem muitos dados para nos auxiliar”, explica.


O artigo aborda como é fundamental pensar a questão da manifestação dos sintomas psicopatológicos a partir das fases do desenvolvimento humano. “Nós escolhemos tratar as questões que estão ligadas com a adolescência no mundo moderno, que para Vigotsky é uma fase crítica de desenvolvimento, e como elas vão se traduzir na manifestação ou no desenvolvimento de transtornos psicopatológicos ao longo da vida do sujeito”.


Furtado explica ainda que a importância da participação do congresso se dá porque a Universidade de Havana, onde acontecerá o evento, também vem realizando pesquisas na área de saúde e saúde mental utilizando o referencial do grupo de pesquisa. “Nossa intenção é poder fazer esse intercâmbio de conhecimento entre o que já está sendo desenvolvido lá e o que nós podemos trazer para cá”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114