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Artigo de professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT), intitulado: “Psicologia Histórico-Cultural, Saúde Mental E Adolescência: Reflexões Para Uma Práxis Crítica” é aceito no Congresso Internacional de Psicologia, que acontece no mês de julho, em Havana, Cuba.
O trabalho, desenvolvido pelos professores Vanessa Furtado, Paulo Wescley e Naiana Marinho, é fruto do grupo de pesquisa “Fundamentos Da Psicologia Histórico-Cultural Para Atenção Em Saúde Mental”.
Segundo a professora Vanessa, coordenadora do grupo, a intenção da pesquisa é pensar sobre a atuação em saúde mental a partir de referencial teórico Vigotskyano. “Vigotsky é um autor fundamental dentro da psicologia, muito estudado na área da Educação e desenvolvimento humano. Decidimos pensar a atuação em saúde mental, balizado nesse referencial teórico Vigotskyano, porque ele tem muitos dados para nos auxiliar”, explica.
O artigo aborda como é fundamental pensar a questão da manifestação dos sintomas psicopatológicos a partir das fases do desenvolvimento humano. “Nós escolhemos tratar as questões que estão ligadas com a adolescência no mundo moderno, que para Vigotsky é uma fase crítica de desenvolvimento, e como elas vão se traduzir na manifestação ou no desenvolvimento de transtornos psicopatológicos ao longo da vida do sujeito”.
Furtado explica ainda que a importância da participação do congresso se dá porque a Universidade de Havana, onde acontecerá o evento, também vem realizando pesquisas na área de saúde e saúde mental utilizando o referencial do grupo de pesquisa. “Nossa intenção é poder fazer esse intercâmbio de conhecimento entre o que já está sendo desenvolvido lá e o que nós podemos trazer para cá”.
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