Cuiabá | MT 23/04/2024
Educação
Sábado, 27 de abril de 2019, 22h38

Estudantes do Projeto Educarte participam da Procissão do Fogaréu


.

A Escola Estadual Febrônio Rodrigues, localizada no município de Torixoréu (a 560 quilômetros ao sul de Cuiabá), realizou, durante a Semana Santa, a 1ª Procissão do Fogaréu, encenação paralitúrgica, que ocorreu na igreja matriz da cidade. O evento foi realizado em parceria com a Paróquia São João Bosco e envolveu alunos do projeto Arte e Comunicação (Educarte), que participaram da procissão com encenação teatral e com apresentação de fanfarra. Cerca de 500 pessoas presenciaram a procissão.

Conforme explicou o professor Vanney Neves, coordenador do Educarte, a procissão encenou a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, antes de ser preso e crucificado. No formato atual, os soldados romanos são representados pelos farricocos, homens descalços, vestidos com túnicas e encapuzados, portando tochas acesas. “A marcha da fanfarra é que ditou o ritmo dos farricocos. Com isso, a musicalidade envolveu toda a procissão que faz parte da Paixão de Cristo”, ressalta.

O professor ressalta que, além dos estudantes, a comunidade escolar também participou do evento, representando os farricocos. “Foi uma encenação paralitúrgica, pois vai além da liturgia, explorando o folclore, os elementos culturais, a musicalidade e, principalmente, o contraste das cores”, ressalta.

A Procissão do Fogaréu é uma tradição histórica da Cidade de Goiás, antiga Capital de Goiás. Foi introduzida ainda no século XVIII, em 1745, pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos e retomada pela população em 1965, por iniciativa da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114