Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quarta, 08 de maio de 2019, 11h31

Cejusc de Cáceres realiza círculos com acadêmicos da Unemat


 Buscando uma justiça diferenciada e com foco em métodos pacíficos de solução de conflitos, a Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) recebeu a capacitação para facilitadores em círculos de construção de paz não conflitivos. A capacitação foi realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado. Ao todo, foram 25 participantes dentre professores, assistentes sociais, psicólogos, policiais militares, servidores do fórum e acadêmicos/estagiários.

Para a juíza de Direito da Primeira Vara Cível de Família e Sucessões, Infância e Juventude e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Alethea Assunção Santos, a “capacitação vem ao encontro do que consta no Protocolo de Intenções n. 01/2018, firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e a Unemat no dia 14 de setembro de 2018, no evento realizado na Comarca e que tem como objetivo disseminar à população a política da pacificação social dos métodos consensuais e práticas restaurativas mediante a participação colaborativa de ambos”.

Para Marina Flávia Nogueira e Karoline de Paiva Soares - acadêmicas do curso de Direito na Unemat e estagiárias do Cejusc – inscritas no curso, esta capacitação será muito importante, pois poderão ajudar outras pessoas a terem um olhar diferente sobre seus conflitos, desenvolvendo ações em prol de uma educação para a paz.

Em Cáceres, os Círculos de Paz já vêm sendo realizados desde o início de 2018 pelas facilitadoras Alethea Assunção Santos, Adriana Del Castanhel, Liliam Fátima de Sá e Silva e Gernecília Dantas Souza, todas capacitadas e orientadas pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa.

De acordo com a gestora do Cejusc, Adriana Del Castanhel, já foram realizados círculos de construção de paz no Cáceres Mama, Escolas Municipais, no Fórum com os servidores e terceirizados e na Unemat. Também estão sendo realizados mensalmente círculos com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Os círculos de construção de paz são algumas das ferramentas utilizadas pela Justiça Restaurativa. Neles, os envolvidos debatem seus sentimentos, expõem seus argumentos e buscam, dessa forma, amenizar as próprias diferenças.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114