Cuiabá | MT 23/04/2024
Educação
Terça, 04 de junho de 2019, 19h11

Comunidade escolar se reúne para apresentar pesquisa de mestrado sobre a cadeia produtiva da castanh


A Escola Estadual Papa João Paulo II, localizada no município de Itaúba (a 600 km ao norte de Cuiabá) apresentou à comunidade escolar os resultados da dissertação de mestrado da professora de ciências biológicas Sônia Ferreira sobre a cadeia produtiva da castanha, que é a base da economia local. A pesquisa denominada, “Castanha no município de Itaúba, Mato Grosso: um retrato do conhecimento etnobotânico e comercialização nas margens da BR 163” vai balizar o trabalho docente na escola. A exibição ocorreu na última sexta-feira (31.05), nas dependências da instituição de ensino.

Segundo Sônia, os dados resultantes desta pesquisa auxiliarão o trabalho dos professores nas diversas áreas do conhecimento, pois são ricas em informações ligadas às disciplinas de ciências e biologia por meio do estudo da espécie e a sustentabilidade.

“É um trabalho de interdisciplinaridade, pois abrange também geografia, história e sociologia com as questões sociais que envolvem as atividades ligadas à castanha. E se completa com as demais disciplinas, pois encontram uma quantidade expressiva de informações que poderão ser utilizadas na construção e reconstrução do conhecimento junto aos indivíduos que compõem a comunidade escolar”, destaca.

No entendimento de Sônia Ferreira, esse é um tema de grande relevância e que vem sendo trabalhado durante as aulas de ciências com os alunos, pois estamos no bioma Amazônia e um novo olhar deve ser voltado para as espécies de grande valor ambiental e comercial como é o caso da castanha do Brasil.

A professora relata que o fato de perceber os obstáculos e desafios enfrentados pela comunidade que sobrevive da castanha e, sobretudo conviver em sala com estudantes que são filhos destes indivíduos foi a mola propulsora para realização da pesquisa.

A dissertação de Sônia aponta que a atividade possibilita o entendimento do uso da floresta de forma rentável, sustentável e proporciona a manutenção da biodiversidade. A cadeia produtiva da castanha compreende, desde o ambiente natural, até o produto final e sua comercialização. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114