Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quinta, 06 de junho de 2019, 19h28

Data lembra importância de realização do Teste do Pezinho


Considerado o principal exame que deve ser realizado no recém-nascido, o Teste do Pezinho pode diagnosticas precocemente diversas doenças que podem causar alterações no desenvolvimento neurológico e psicomotor do bebe. Desde 1992, o exame é obrigatório e deve ser realizado em todas as crianças nascidas em território brasileiro. O teste pode ser feito gratuitamente na rede pública de saúde e também é disponibilizado em clínicas conveniadas ao Mato Grosso Saúde.

.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente as seguintes doenças: Hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adenal congênita.

“Com o diagnóstico precoce é possível prevenir, por meio de tratamento adequado, o retardo mental e outras complicações”, diz a pediatra Natasha Slhessarenko.

A especialista esclarece que a coleta para o exame deve acontecer o mais rápido possível, tão logo a criança comece a ser amamentada. “Quanto antes diagnosticado, mais precocemente podemos instituir a terapêutica necessária”.

A coleta de sangue deve ser realizada antes do 30º dia de vida do bebe, mas nenhuma unidade de saúde pode se negar a fazer o exame depois desse prazo.

O teste do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Em 1992, o teste se tornou obrigatório e hoje pode verificar outras doenças.

O dia 06 de junho é considerado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída com a criação do Programa de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, em 2001. O objetivo é conscientizar e alertar a população para a importância da realização do exame.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114