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Educação
Segunda, 10 de junho de 2019, 10h59

Inep prorroga até dia 14 prazo para escolas confirmarem participação


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou, até 17h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 14 de junho, o prazo para as 7.735 escolas selecionadas responderem a parte amostral do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019.

Todas as escolas escolhidas receberam um e-mail com as orientações e o link para o Sistema Saeb, por meio do qual podem confirmar a participação das turmas convidadas. A avaliação será realizada de 21 de outubro e 1º de novembro.

As escolas da amostra não terão resultados divulgados individualmente. Elas contribuem para que o Inep faça um diagnóstico da educação brasileira, com divulgação de resultados das redes de ensino por unidade da Federação, regiões e Brasil.

Quem tiver dúvida pode acessar o Guia de Orientações do Sistema Saeb ou entrar em contato com o Inep pelo e-mail saeb@inep.gov.br. É necessário informar o código da escola no Censo Escolar.

População-alvo – O Saeb 2019 terá aplicações censitárias e amostrais. A aplicação será censitária em todas as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham dez ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª e 4ª série do ensino médio (tradicional e integrado).

Haverá uma amostra de escolas com estudantes do 9º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O Inep selecionou uma amostra de escolas com oferta do 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática.

Em todos esses casos, a escola precisa ter dez ou mais estudantes matriculados nas turmas da população-alvo. De forma inédita, haverá também uma amostra de instituições públicas ou conveniadas com o setor público que tenham turmas de creche ou pré-escola da etapa da educação infantil nas quais serão aplicados os questionários.

Saeb – O Sistema permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, unidades da Federação e, quando possível, municípios e escolas.

O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

O Saeb recorre a questionários e provas para avaliar várias dimensões de qualidade da educação básica. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 


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