Cuiabá | MT 20/04/2024
Educação
Sexta, 21 de junho de 2019, 12h27

RedeComCiência promove oficina de Jornalismo e Divulgação Científica na UFMT


Com o objetivo de ampliar o debate sobre Divulgação Científica e Jornalismo Científico, será realizada, no dia 29 de junho, a Oficina RedeComCiência de Jornalismo e Divulgação Científica. O evento, organizado pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) em parceria com o Instituto de Física (IF) e a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), promoverá trocas de experiências entre divulgadores científicos de diferentes áreas e jornalistas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A programação contará com uma mesa temática, seguida de uma atividade prática a ser desenvolvida durante o evento com observação em dois telescópios solares. Participarão da oficina José de Moura Leite Netto, vice-presidente da Rede ComCiência; Meghie Rodrigues, jornalista que trabalha há quase uma década na área de divulgação científica; Rogério Bonsaver, divulgador científico da área de Astronomia; Benedito Dielcio Moreira, professor do Programa de Pós-graduação em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPG-ECCO); e Mariângela Sólla López, coordenadora de Comunicação e Imprensa da Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) e docente do Departamento de Comunicação.
A partir da participação de membros da RedeComCiência, serão apresentadas iniciativas de divulgação científica e de abordagem do método científico como um aliado na produção jornalística, não restringindo-se à cobertura de ciência e tecnologia. Para Meghie Rodrigues, a participação dos estudantes, ainda que não pretendam seguir a área, é de extrema importância. “A lógica do método científico é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas e pode ser uma ótima aliada, seja na cobertura de política, economia, entre outras áreas. Além disso, espero que esse encontro proporcione uma troca interessante, tanto entre nós que vamos compor a mesa quanto entre os estudantes, para que a gente possa ter uma noção sobre a realidade de vocês de Mato Grosso”, afirma.
A oficina, organizada pelas professoras Tamires Ferreira Coêlho (FCA) e Érica de Mello Silva, do Instituto de Física (IF), marca também o início das atividades da RedeComCiência em Mato Grosso. “Estamos em um momento em que falar sobre ciência e divulgação científica é urgente no contexto brasileiro. Precisamos fazer com que o conhecimento científico seja mais acessível, que a comunidade se interesse por isso e que o impacto dos projetos de pesquisa e extensão da universidade sejam visibilizados”, ressalta Coêlho.
A oficina será realizada das 8h às 12h, no Auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas a partir deste formulário.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114