Cuiabá | MT 16/04/2024
Educação
Quarta, 17 de julho de 2019, 18h53

Abertas inscrições para oficina de reserva técnica museológica em Sinop


Participantes terão acesso a informações teóricas e práticas sobre organização do acervo não exposto nos museus

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu inscrições gratuitas para a oficina de Organização de Reserva Técnica museológica, que será realizada em Sinop, nos dias 20 e 21 de agosto. A capacitação oferecerá conhecimentos fundamentais sobre trato, manipulação, embalagem e armazenamento de objetos dos acervos não expostos nos museus.

 

Divulgação
.

“A Reserva Técnica é o patrimônio que geralmente é invisível para o público”, explica a gerente de equipamentos culturais da Secel, Fernanda Quixabeira. De acordo com a gerente, a organização adequada permite a preservação das peças do acervo, assegurando que as mesmas estejam em condições de serem expostas quando possível.

Para que o espaço destinado à reserva técnica esteja em condições adequadas é necessário respeitar as normas de conservação preventiva, como de adequação de mobiliários e de acondicionamentos, de localização dos itens, de controle do ambiente e de segurança.

As inscrições para a capacitação são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Durante a oficina, os participantes terão acesso à parte teórica das normas e também farão aulas práticas de manuseio de peças museológicas. “Apenas solicitamos que cada participante leve os materiais de proteção individual para uso na parte prática da oficina. Esses materiais estão listados no site de inscrição”, esclarece Fernanda Quixabeira.

A oficina faz parte das ações do convênio federal entre a Secel e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para implantação do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso (Sisem-MT). O convênio possibilitou, dentre outras ações, a contratação da Viés Museologia e Patrimônio, empresa especializada em assessoria de museus e centros culturais, para conduzir as capacitações.

Desde dezembro de 2018, a Secel vem promovendo atividades de qualificação profissional na área museológica e visitas técnicas por todo o Estado. Em Cuiabá já foram oferecidas as oficinas de Plano Museológico e de Reserva Técnica. Os cursos também foram levados a Rondonópolis e Barra do Garças.
 

.

 

O convênio federal celebrado com o IBRAM tem o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão dos acervos museológicos mato-grossenses, por meio de cinco linhas de ação: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.

O Sisem-MT vai garantir a disponibilização de uma plataforma de dados e informações que visa dar suporte e implementar programas de modernização e salvaguarda dos acervos, ampliar e diversificar a comunicação com o público e garantir formação dos profissionais nos museus mato-grossenses, favorecendo na maneira como as instituições regionais trabalham, atuam e se relacionam.

Serviço

Evento: Oficina de Organização de Reserva Técnica Museológica
Data: 20 e 21/08/2019
Horário: das 9h às 12h; e das 14h às 18h
Local: Escola de Artes (Av. dos Jacarandás, 3960 – Sinop/MT)
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/secelmt
Informações: equipamentos@secel.mt.gov.br | (65) 3613-0232




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114