Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quarta, 21 de agosto de 2019, 14h57

Estudante de Cuiabá está na Rússia para disputa da WorldSkills


Brumell dos Anjos e outros 62 brasileiros vão participar, a partir desta quinta-feira (22), da maior competição de educação profissional do mundo



O jovem Brumell Rodrigues dos Anjos, de 20 anos, será um dos 63 representantes do Brasil na WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. O cuiabano é estudante do SENAI, onde faz o curso de Construção de Estrutura para Concretos.

 

.

A modalidade disputada por Brumell no torneio consiste na simulação de moldes para concreto, como as utilizadas para compor estruturas de pontes e casas e leva em conta a construção de paredes, sistema estrutural de vigas e laje. “As provas são separadas em módulos. O teste tem uma duração de 22 horas, sendo três dias de seis horas e um dia de quatro horas. Vou representar o Brasil na educação profissional. Essa área não é uma tecnologia tão nova, mas que está com mais fama no mercado de trabalho”, detalha.

Brumell é o único mato-grossense da delegação brasileira que disputa o torneio na Rússia e se junta a estudantes de outros 10 estados e do Distrito Federal.

“Estamos bem alinhados. Muitas áreas [do torneio] são referência aqui, no Brasil, e muitos competidores brasileiros são referência lá fora. Creio que estamos bem preparados”, completa.

Conheça os outros participantes

Preparação

Para competir em Kazan, Brumell e os 62 colegas passaram por treinamento que começou em janeiro e durou seis meses. Todos os integrantes realizaram atividades voltadas para a preparação física, técnica e emocional, de acordo com sua modalidade.

Após o período de treinamento, a delegação brasileira se reuniu em Brasília para uma imersão, que contou com diversas atividades como palestras e jogos interativos com objetivo de motivar os jovens. O líder de equipe da delegação brasileira na WorldSkills, Marcelo Mendonça, conta que a adaptação é fundamental para o sucesso dos estudantes no torneio.

“Tivemos encontro de toda delegação, de competidores, para eles se integrarem, todos juntos, porque essa integração passa uma segurança maior, mostram que eles não estão sozinhos, estão com uma equipe”, ressalta Mendonça.

A competição

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Neste ano, o torneio será disputado entre os dias 22 e 27 de agosto em Kazan, na Rússia. Jovens de até 25 anos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam modalidades relacionadas a profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

A melhor participação brasileira na história do campeonato foi em São Paulo, em 2015, com 27 medalhas conquistadas, resultado que rendeu o 1º lugar geral. Em 2017, em Abu Dhabi, a delegação manteve o país no pódio, quando terminou em segundo lugar geral com 15 medalhas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114