Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quinta, 26 de agosto de 2021, 13h09

Seduc abre inscrições para oficina 'As Bonecas de Barro do Povo Indígena Iny-Karajá'


 

.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza, do dia 31 de agosto a 3 de setembro, a oficina “Ritxõkò/Ritxòò: As Bonecas de Barro do Povo Indígena Iny\Karajá”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/hipdzH2HVvwwCRrg9

São 140 vagas, sendo que as turmas serão organizadas em grupos de 20 alunos. Cada turma será atendida somente em um único período e os participantes terão a oportunidade de conhecer e construir a boneca de barro Ritxõkò e Ritxòò.

A oficina, realizada pela Coordenadoria Escolar de Educação Indígena, da Superintendência de Diversidades da Seduc, conta com a parceria do Museu de História Natural de Mato Grosso.

A oficina pedagógica versa sobre a história e cultura indígena, patrimônio material/imaterial e educação ambiental através da Ritxõkò/Ritxòò. Ela é pensada com base na implementação da Lei nº 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e culturas indígenas nas escolas públicas e privadas, e dos Temas Contemporâneos Transversais: Meio Ambiente e Pluralidade Cultural.

A produção das Ritxõkò e Ritxòò será mediada por 4 indígenas da Aldeia Krerawã, localizada no município de Luciara. Uma professora indígena vai ensinar a prática e cultura do povo indígena, e o diretor da Escola Estadual Indígena Hadori, Célio Kawina Ijavari, vai falar sobre o conhecimento ancestral da cultural do povo no estado do Mato Grosso sobre a boneca de barro Ritxõkò e Ritxòò.

Todas as atividades desenvolvidas têm foco educativo e serão realizadas em espaço aberto, garantindo as medidas de biossegurança em relação à Covid-19.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114