Cuiabá | MT 19/04/2024
Educação
Sábado, 25 de setembro de 2021, 21h18

CNM participa de Semana ODS na prática em educação


 

 

  Na sexta-feira, 24 de setembro, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) participou de uma palestra com o tema de educação aliada ao desenvolvimento sustentável: importância e desafios no mundo pós-pandemia, que foi realizada de forma on-line. O evento faz parte da Semana ODS na Prática, promovida pela Associação de Municípios do Vale Europeu (AmveSC), em parceria com Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

Participaram do evento a analista técnica da área de Mulheres e Juventude da CNM, Thaís Lima Mendes, e Eliani Buemo, secretária municipal de Educação de Brusque e presidente do Colegiado de Educação da Amve. A participação da CNM contribuiu para a difusão de conhecimentos sobre o ODS 4, educação de qualidade, garantir o acesso à educação inclusiva de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nos desafios da educação no pós-pandemia.

Segundo o relatório das Nações Unidas lançado este ano fazendo um balanço de como o mundo retrocedeu no alcance das metas com a pandemia, quando o assunto é educação, o destacado foi: A ONU considera que os impactos da pandemia levarão a uma catástrofe geracional. O que precisa ter como alerta é que atualmente no Brasil se vive o boom geracional da juventude, a maior geração jovem da história do país. Lutar contra a exclusão digital que aumentou e/ou aumentará as diferenças existentes sobre igualdade de educação. A pandemia e o risco permanente de abandono da escola para esses grupos mais vulneráveis.

A secretária municipal de Educação de Brusque Eliani Buemo falou sobre o contexto de Santa Catarina e os desafios de retomar a educação presencial. “A educação deve estar inserida nas políticas de desenvolvimento. Educação inclusiva e equitativa de qualidade é fundamental para o desenvolvimento sustentável, ampliação de oportunidades e empoderamento dos indivíduos”, destacou.

ODS 4
A educação de qualidade para todos é foco do ODS 4. Garantir que todos os jovens concluam a educação básica é o que determina a meta 4.1. Mas não basta a conclusão: todo o processo de educação formal deve primar pelo desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, desde a primeira infância (4.2) até a formação técnica e superior (4.3).

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114