Cuiabá | MT 28/03/2024
Política Nacional
Sexta, 07 de abril de 2017, 18h53

Projeto de Medeiros determina destinação ambiental ao óleo de cozinha usado


Projeto de lei do Senado (PLS 75/2017) de autoria do senador José Medeiros (PSD-MT) altera a Lei nº 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para incluir óleos e gorduras de uso culinário como produtos do sistema de logística reversa. “O descarte inadequado de óleos de cozinha acarreta diversos impactos ambientais, os principais deles relacionados à poluição de cursos hídricos e ao entupimento de redes coletoras de esgoto”, destacou.

Segundo Medeiros, diariamente, desperdiça-se um precioso insumo que pode ser utilizado, por exemplo, na cadeia de produção de biocombustíveis. Para superar essa situação, propomos a inclusão do óleo de cozinha no sistema de logística reversa, por meio da alteração da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para o senador a legislação deve ser aperfeiçoada. “Com essa alteração legal, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de óleos e gorduras de uso culinário deverão assumir a responsabilidade pela implementação desse sistema, desde o seu descarte até o seu adequado manejo e reaproveitamento”, afirmou.

Reaproveitamento – A proposta do senador de Mato Grosso está, atualmente, tramitando na Comissão de Meio Ambiente. Entre outras coisas, a matéria responsabiliza os fabricantes de óleos e gorduras por tomar todas as medidas necessárias para assegurar a implementação de ações de coleta, reaproveitamento e destino ambiental adequado do resíduo.

Em reportagem recente, o Jornal Folha de S. Paulo destacou que o sabão caseiro é o principal meio de reuso do óleo de cozinha e que um levantamento feito pela Agência Mural com 145 moradores da Grande São Paulo mostrou que a maioria das pessoas doa o óleo de cozinha para quem reaproveita. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114