Cuiabá | MT 28/03/2024
Política Nacional
Domingo, 07 de maio de 2017, 17h33

Comissão vai discutir com ministro proibição de franquia limitada em planos de banda larga fixa


A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública nesta terça-feira (9) para analisar projeto de lei (PL 7182/17) do Senado que proíbe a implementação de franquia limitada nos planos de internet de banda larga fixa. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, é um dos convidados.

A polêmica sobre a limitação dos planos de internet começou em 2016 quando as empresas anunciaram que implementariam a mudança. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas poderiam limitar desde que comunicassem o consumidor com antecedência de 30 dias.

As empresas afirmaram que, para garantir a expansão e a qualidade da rede, seria preciso cobrar mais pelo serviço. Houve uma repercussão negativa entre as entidades de defesa do consumidor e a Anatel acabou proibindo a interrupção do serviço até que seja concluída uma análise sobre o assunto.

A agência quer que as operadoras comprovem que têm ferramentas que permitam ao consumidor identificar seu perfil de consumo, ser alertado sobre a possibilidade de esgotamento da franquia, além de acompanhar de maneira clara o tráfego de dados.

O deputado Aureo (SD-RJ), um dos autores do requerimento para a audiência, disse que as empresas do setor precisam ter uma definição: "Algumas estão cobrando a franquia e outras não. Acho que o consumidor brasileiro está sendo lesado. O consumidor faz um plano de TV a cabo e daqui a pouco perde um canal que ele gostava de assistir, que era aberto e a antena não pega bem. O consumidor compra um plano que não tinha limitação e agora fica limitado. O consumidor está sempre pagando a conta e as empresas ganhando dinheiro, colocando mais dinheiro pra dentro e com a sensação de impunidade muito grande no Brasil."

Aureo defendeu a votação da proposta no Plenário da Câmara, após o parecer da comissão.

O deputado Celso Russomanno (PRB-SP), que também pediu a audiência, afirma que a telefonia fixa já foi substituída pela internet fixa e se tornou um direito essencial do consumidor.

Convidados

Também estão convidados para o debate:

- Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Martinho Quadros do Nascimento;
- Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Pacheco Prates Lamachia;
- Presidente-Executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy Cardoso Moreira; e
- Secretário Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Arthur Luís Medonça Rollo; além de representante do Movimento Internet Sem Limites.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 8.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-7182/2017 

AgC




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114