Cuiabá | MT 29/03/2024
Política Nacional
Sexta, 11 de agosto de 2017, 12h55

Ferramenta da DAPP é apontada como uma das 50 melhores produções de design no Brasil


A ferramenta Câmara Transparente, uma visualização interativa de dados que foca em lobby e financiamento de campanha dos deputados federais, foi escolhida como uma das 50 melhores produções de design por curadores da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. O projeto é um dos destaques de uma mostra na Caixa Cultural, em Brasília, que ressalta a diversidade da produção brasileira de design — em exibição até 10 de setembro.

Na avaliação da curadoria, a plataforma Câmara Transparente foi definida pelo júri da 12ª Bienal como um “trabalho original, relevante e pertinente” porque além de aliar o forte senso estético ao eficiente uso de infografia para visualizar a imensa quantidade de informações disponíveis no TSE, este projeto presta um serviço cívico relevante ao ajudar a mostrar uma aplicação prática e didática de uma política de dados abertos.

A iniciativa tem como objetivo desvelar as influências econômicas feitas sobre os atuais ocupantes da Câmara dos Deputados, destacando as principais empresas doadoras e o tamanho da bancada parlamentar financiada. Os dados utilizados retratam as receitas de campanha dos deputados federais em exercício e as suas designações para comissões temáticas. Neste último caso, a ferramenta busca elucidar relações entre o financiamento eleitoral e a defesa de interesses mais específicos. Por exemplo, verificar se as empresas que compõem o setor econômico “Extração Mineral, Siderurgia, Metalurgia, Produtos de Metal” doaram recursos principalmente para deputados federais que ocupam vagas na Comissão de Minas e Energia.

Ainda foram escolhidos dois outros projetos da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) para compor o catálogo do evento: o site da diretoria e o projeto Brasileirão na Rede. O novo site passou a exibir com maior destaque as pesquisas aplicadas, análises e ferramentas de visualização de dados desenvolvidas pela equipe, além de um menu com todas as funcionalidades já desenvolvidas pelas diferentes áreas da Diretoria. A plataforma Brasileirão na Rede, por sua vez, monitorou os principais tópicos do futebol brasileiro, aproximando patrocinadores, clubes, torcedores e gestores do esporte.

Para acessar a plataforma, acesse o site




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114