Cuiabá | MT 19/04/2024
Política Nacional
Segunda, 08 de janeiro de 2018, 13h07

Água e os desafios da gestão: municipalistas promovem fórum para tratar do tema


.

Além de ser o recurso natural mais importante para a humanidade, a água é um bem de domínio público. No Brasil, a gestão dessa tão importante substância faz parte da política de saneamento básico, definida pela Lei 11.445/2007. Para tratar do tema com gestores locais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá o Fórum de Autoridades Locais, entre os dias 19 e 23 de março.

Mesmo sendo considerada uma potência econômica mundial quando o assunto é a disponibilidade hídrica, o Brasil está longe de alcançar a universalização do recurso natural. Seu território concentra 12% de toda a água doce disponível para consumo no planeta, e ainda assim milhares de brasileiros sofrem com a falta de água, principalmente na região nordestina.

De acordo com especialistas, o principal problema é a má distribuição. Enquanto o Norte concentra 70% da água, o Centro-Oeste detém 15%, o Sul e o Sudeste fica com 6% e Nordeste reúne apenas 3%. Diante disso, fica ainda mais evidente a necessidade de políticas públicas eficientes e inovadoras. Também é necessário o investimento de recursos financeiros, tecnológicos e de pessoal especializado.

Singularidades

“O governo federal não leva em consideração as carências técnicas e financeiras dos Municípios, suas singularidades locais, disparidades e variações dos custos dos materiais e serviços nas diferentes regiões do País”, tem afirmado o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Há anos, o líder municipalista tem chamado a atenção para a impossibilidade de os governos municipais trabalharem a gestão da água, de forma efetiva, sem recursos financeiros e técnicos.

Com o tema A Água e o Mundo, o Fórum de Autoridades Locais será na sede da CNM, em Brasília. As inscrições para a agenda já estão abertas e podem ser feitas pela internet. O evento ocorre paralelo a 8ª edição Fórum Mundial da Água, organizado pela primeira vez na América Latina. Os dois fóruns objetivam debater a gestão sustentável da água, buscando soluções a curto, médio e longo prazo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114