Cuiabá | MT 30/03/2024
Política Nacional
Quinta, 29 de março de 2018, 18h34

Lançada nova Política Nacional de Transportes


Uma nova portaria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, assinada nesta quarta-feira, 28 de março, regulamenta a Política Nacional de Transportes. O texto formaliza as novas diretrizes da logística de transportes no Brasil e integra as políticas públicas setoriais de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias.

Dentre os objetivos da nova política, destacam-se garantir a segurança operacional em todos os modos de transportes; prover uma matriz viária racional e eficiente e um sistema acessível, eficiente e confiável para a mobilidade de pessoas e bens. O documento foi construído com a participação de setores governamentais e da sociedade, e visa enfrentar desafios logísticos e aumentar a competitividade do País.

A PNT é constituída por um conjunto de princípios e diretrizes a serem cumpridos por órgãos ligados ao setor de transportes, os quais determinam que todas as ações executadas pelos órgãos e pelas agências vinculados deverão seguir as orientações estabelecidos na portaria.

A elaboração da Política foi iniciada em setembro de 2015 e liderada pela Secretaria de Política e Integração (SPI), juntamente com as demais secretarias do Ministério. O Livro de Estado que traz oito princípios, 12 objetivos, 20 diretrizes e um ato legal é o guia que deverá ser seguido para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao setor de Transportes e também foi publicado pelo Ministério.

A publicação também elenca os instrumentos para colocar a PNT em prática: caderno das estratégias governamentais, os planejamentos de transportes e organizacional, conselhos e comitês que aproximam os órgãos públicos da população e os programas de fomento e financiamento, que executam os projetos desenvolvidos.

Clique aqui e acesse a publicação.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114