» mais
Comentar           Imprimir
Política Nacional
Quinta, 05 de abril de 2018, 10h52

Câmara avalia cassação de deputado que admitiu ter espalhado notícias falsas sobre Marielle


Foto: Luis Macedo
.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou na terça-feira (3) processo disciplinar para apurar a conduta do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que compartilhou em redes sociais notícias falsas sobre a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), assassinada no dia 14 de março. O processo, informou o jornal O Globo, foi instaurado a partir de representação do PSOL, que pede a cassação do mandato do parlamentar. Fraga não quis comentar a decisão do conselho.

Diante da repercussão negativa de sua publicação, o parlamentar apagou as mensagens ofensivas a Marielle e, dias depois, admitiu que errou ao não checar a veracidade das informações. O texto dizia que a vereadora havia sido casada com o traficante Marcinho VP, que engravidara aos 16 anos, que defendia facções criminosas e havia sido eleita pelo Comando Vermelho, todas informações falsas.

“O arrependimento, talvez, é em ter colocado algo que eu não tenha checado, que não tenha uma informação. Por eu ser um policial, um coronel da polícia [Militar do DF], eu deveria ter tido uma informação mais consistente, de uma fonte idônea”, disse Fraga à TV Globo, no mês passado.

O relator do caso será designado pelo presidente do Conselho, Elmar Nascimento (DEM-BA), entre três parlamentares sorteados: Adilton Sachetti (PRB-MT), Benjamin Maranhão (SD-PB) e Flavinho (PSC-SP). Caberá ao relator elaborar, em até dez dias úteis, parecer preliminar dizendo se o processo deve ou não prosseguir. Se o Conselho der o aval para a continuidade das investigações, há novo prazo de 40 dias úteis. Por fim, é votado o relatório concluindo pelo arquivamento ou sugerindo uma punição ao deputado.

ANJ


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114