Cuiabá | MT 28/03/2024
Política Nacional
Sexta, 14 de setembro de 2018, 13h27

Projeto prevê fim de tratamento protocolar a autoridades


A Câmara analisa o Projeto de Lei 9730/18, do deputado Wladimir Costa (SD-PA), que estabelece o fim do tratamento protocolar oral e escrito dispensado aos detentores de cargos, empregos ou funções públicas.

Segundo a proposta, termos como “doutor” e “ilustríssimo”, entre outros, serão substituídos simplesmente pelo uso respeitoso das palavras “senhora” ou “senhor”.

Wladimir Costa argumenta que numa democracia é preciso adotar o princípio da isonomia ou da igualdade entre os cidadãos, previsto no artigo 5º da Constituição brasileira.

Os detentores de cargos públicos, segundo o parlamentar, “antes de serem autoridades são seres humanos e, como servidores públicos, são devedores ao povo da obrigação de lhes prestar serviço e com qualidade”.

Por isso, o deputado alega que essas pessoas, em suas funções, “não têm o direito de reivindicar do povo um tratamento majestoso”.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

AgC




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114