Cuiabá | MT 28/03/2024
Política Nacional
Sexta, 05 de outubro de 2018, 15h57

Parceria entre TSE e Google orienta eleitor sobre como votar no domingo


Uma parceria firmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o buscador do Google, a partir da análise dos termos mais buscados nos dias que antecedem a eleição e no próprio dia do pleito, permitiu o desenvolvimento de uma série de ferramentas para auxiliar eleitores.

Desde esta quinta-feira (4), se o eleitor pesquisar na busca do Google “Como votar?”, aparecerá uma caixa especial com informações provenientes do TSE indicando, por exemplo, quais documentos são necessários, como votar na urna eletrônica, qual a ordem de voto na urna e qual o horário da votação, entre outras informações relevantes.

O mesmo ocorrerá quando o usuário procurar seu local de votação. Buscando pela expressão “Onde Votar? ”, uma caixa se abrirá para que o eleitor obtenha a informação a partir do preenchimento do seu nome ou número do título de eleitor, data de nascimento e nome completo da mãe.

Resultados

Após o encerramento da votação, será possível acompanhar a apuração dos votos para cargos majoritários - presidente (após o fim da votação no Acre, às 19h do horário local de Brasília), bem como senador e governador (às 15h do horário local da respectiva unidade da federação) - diretamente pela busca, praticamente, em tempo real. Ao procurar “Resultado Eleições 2018” ou “Apuração Eleições 2018”, uma caixa será exibida no topo da busca com os resultados atualizados.

O acompanhamento do resultado também estará disponível quando se pesquisar pelo nome de algum candidato a deputado federal: a caixa com a apuração dos votos irá aparecer logo abaixo do Painel de Conhecimento do candidato.

“Ok, Google, quero falar com o TSE”

Outra experiência disponível é a Ação do TSE no Google Assistente. É a primeira vez que uma autoridade eleitoral cria uma ação especial no Assistente. É possível conversar com o TSE para consultar como votar, descobrir o número do título de eleitor, qual o local de votação e tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral. Para começar, basta dizer “Ok, Google, quero falar com o TSE” ou digitar “Quero falar com o TSE” no Assistente, e as opções de conversa aparecerão.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114