Cuiabá | MT 28/03/2024
Política Nacional
Sexta, 01 de fevereiro de 2019, 19h04

Após confusão, senadores decidem que eleição do presidente será aberta




Os senadores decidiram, com 50 votos a favor, que a eleição dos membros da Mesa Diretora será feita em votação aberta. Dois votaram contra. A sessão preparatória para a eleição está sendo marcada por protestos contra o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), liderados pela bancada do MDB.

 

.

A senadora Katia Abreu (MDB-TO) tirou da Mesa a pasta com o roteiro de condução da sessão. "Por favor, me devolva a pasta, senadora", pediu Alcolumbre. "Não devolvo. Vem tomar. Você não pode estar aí", respondeu a senadora.

O motivo da confusão: Alcolumbre, que deve disputar a presidência da Casa, assumiu a presidência e colocou em votação a proposta para que a eleição da Mesa Diretora seja aberta. Ele comanda a sessão porque é remanescente da Mesa Diretora passada. O MDB queria ver na presidência da sessão o senador mais idoso, José Maranhão (MDB-PB). Os aliados de Calheiros, escolhido pelo MDB para disputar o cargo de presidente, argumentam que Alcolumbre não tem isenção para comendar a reunião.

Após proclamado o resultado da votação, Calheiros e Katia Abreu sentaram-se nas cadeiras ao lado de Alcolumbre, na Mesa do Senado.

A informação é que os 54 parlamentares eleitos em outubro se juntaram aos 27 em mandato para impor a situação. A sessão chegou a ser interrompida, mas foi retomada sob impasse.

Cinco candidatos estão concorrendo ao posto: Álvaro Dias (Podemos-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Fernando Collor (Pros-AL), Major Olímpio (PSL-SP) e Reguffe (sem partido-DF).

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114