Cuiabá | MT 16/04/2024
Política Nacional
Segunda, 25 de março de 2019, 18h12

Inpa recebe visita de embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley


Em visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o embaixador de Israel, Yossi Shelley, demonstrou interesse no potencial biotecnológico da Amazônia, particularmente em cosméticos a partir de frutos da região, como buriti e pupunha. A visita ocorreu nesta sexta-feira, na sede do Inpa, em Manaus, e contou com a presença de pesquisadores e coordenadores de pesquisas de varias áreas da Instituição.

.

Para a diretora do Inpa, a pesquisadora Antonia Franco, a visita de um embaixador é “extremamente importante”, principalmente sendo de Israel. Entre os dias 31 de março e 03 de abril, o presidente Jair Bolsonaro viaja para Israel, com o propósito de estreitar os laços entre os países e fazer parcerias em diversos setores.

 

“Nossa conversa junto com pesquisadores e coordenadores foi excelente e muito produtiva. Ele [Shelley] nos deixou à vontade, e vejo essa interlocução como possibilidade de grandes frutos para a pesquisa e inovação no Brasil, principalmente na Amazônia”, disse Franco, destacando que o Inpa precisa fortalecer e ampliar suas parcerias na área de empreendedorismo e inovação.

A primeira parte da visita foi uma reunião no prédio da diretoria do Inpa, com apresentação de Antonia Franco sobre pesquisas e potencialidades da Instituição, e das coordenadoras de Tecnologia Social, Denise Gutierrez, e de Extensão Tecnológica e Inovação, Noélia Falcão, sobre tecnologias e produtos desenvolvidos pela Instituição, uma referência nos estudos da biodiversidade e dos ecossistemas amazônicos.

Num segundo momento, o embaixador visitou tecnologias e atrativos do Bosque da Ciência, espaço de visitação do Inpa. Entre as tecnologias, estão as construções sustentáveis – casa de rolo resto, casa ecológica, condomínio das abelhas, onde pôde provar direto da colméia mel e própolis de abelha sem ferrão. Yossi também conheceu o viveiro de jacarés, o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), o peixe-boi e a ariranha.

 

“Vi o trabalho dos pesquisadores, as patentes. E sempre destaco que o futuro é promover pesquisa e a inovação, e isso leva dinheiro. Se pode fazer esse negócio de patentes vender para empresas de cosméticos, pode fazer grande inovação nessa área”, disse o embaixador. “A pesquisa custa muito, mas é necessária, é preciso fazê-la, pois sem isso nada vai continuar”, ressaltou.

Segundo Shelley, Israel é forte na produção de cosméticos do Mar Morto e disse acreditar que a Amazônia tem um grande potencial para levar ao mundo as belezas e riquezas das suas frutas especiais que não têm outros países. “Mar Morto-Amazonas. É um bom anúncio, vamos começar”, brincou o embaixador, que durante a visita provou sucos e geléia de cubiu e araçá-boi.

 

Visita Embaixador de Israel 8 Foto Cimone Barros INPA

Para a coordenadora de Extensão do Inpa, Rita Mesquita, o embaixador se mostrou muito disponível para trazer novas parcerias e interações interinstitucionais, com interesse na biodiversidade e tecnologias. “E isso para nós é muito produtivo”, avaliou Mesquita.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114