» mais
Comentar           Imprimir
Auto&motores
Quinta, 15 de novembro de 2018, 14h42

Renault leva programas de sustentabilidade socioambiental ao salão do automóvel de SP


.

Educação para segurança no trânsito para crianças, itens automotivos e de vestuário produzidos por negócios sociais, inovações de startups e um encontro sobre o empoderamento feminino são destaques do Instituto Renault no Salão do Automóvel de São Paulo, garantindo ampla visibilidade a alguns dos principais programas de sustentabilidade socioambiental promovidos pela Renault no Brasil. “Mobilidade Sustentável e Inclusão são eixos do Instituto Renault e partes essenciais do nosso negócio, de forma que procuramos inserir os programas que apoiamos ou desenvolvemos em eventos como o Salão do Automóvel, a Fórmula 1 e lançamentos automotivos, levando as iniciativas ao alcance de um grande público”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

.

O Trânsito e Eu

O Instituto Renault leva até o Salão do Automóvel de São Paulo mais uma edição itinerante do programa de educação para segurança no trânsito “O Trânsito e Eu”. O programa faz parte do estande oficial da marca, com jogos digitais educativos (serious games) e uma minicidade onde os conceitos de convivência harmoniosa entre todos aqueles que fazem parte do trânsito são praticados.

Além de estar aberto ao público do salão, o programa também recebeu alunos da rede municipal de ensino de São Paulo e das ONGs Arca do Saber e Casa do Zezinho, que atendem crianças de regiões de vulnerabilidade social em São Paulo.

Além de ações itinerantes como a realizada no Salão do Automóvel e em shoppings, eventos e parques de várias cidades, o programa “O Trânsito e Eu”, faz parte de um programa mundial do Grupo Renault e está presente no Brasil desde 2012. Hoje, atua de forma permanente em oito municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital – neste último caso, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Somando as atividades permanentes e itinerantes, cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pelo programa no Brasil.

Boutique Renault

O espaço Boutique Renault, no estande da marca no Salão do Automóvel, reúne uma série de itens oficiais de vestuário da montadora. Mas, além disso, o local dedica 50% do seu espaço a dois negócios sociais apoiados pelo Instituto Renault: a Associação Borda Viva, com o projeto Casa de Costura, e a Supera. Ambas as iniciativas trabalham com foco na geração de renda, possibilitando a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.

Na Boutique, o visitante pode encontrar itens como bolsas, carteiras e nécessaires produzidas com itens da linha de montagem da Renault – como cintos de segurança e forração de bancos –, de autoria das mulheres assistidas pela Associação Borda Viva, além de acessórios para carros e camisetas confeccionados pela Supera. O valor arrecadado com a venda dos produtos é inteiramente destinado a essas entidades.

Startups

Na área de New Mobility, além de atrações em mobilidade zero emissão, a Renault apresenta algumas das startups aceleradas nas últimas edições do programa Renault Experience. A iniciativa, promovida pelo Instituto Renault, foi criada em 2008 e já alcançou mais de 40 mil estudantes universitários. Em 2016, o programa foi reformulado para o atual formato, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups.

Saiba mais sobre as startups presentes no estande da Renault:

Senscar: Desenvolvido por estudantes da Uninter (PR), é um dispositivo que capta o álcool automaticamente por meio da respiração do motorista, desliga o veículo e informa outra pessoa por um aplicativo.

iDeliver: Sistema de delivery compartilhado, que conecta quem deseja entregar uma mercadoria a quem esteja disponível para fazê-lo. Desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Arquimedes: Criado por alunos da USP, é um aplicativo que usa a gamificação para aumentar a concentração do motorista no trânsito e evitar acidentes.

SmartSecurity: Permite a notificação e suporte a ocorrências, como batidas, arrombamentos e movimento no interior do veículo, via smartphone ou dispositivos conectados à internet. Foi desenvolvido por estudantes da Universidade Federal da Bahia.

A edição 2018 do Renault Experience trouxe ainda mais novidades. Entre elas, a categoria Desafio Twizy, que tem como base a POM – sigla para Platform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade. A plataforma, exposta no estande, está disponível para que os participantes do Renault Experience copiem e modifiquem o hardware existente permitindo a criação de um veículo elétrico totalmente personalizado.

Empoderamento feminino

Magdalena López, presidente da Renault no México desde agosto deste ano, compartilhou suas experiências profissionais, dicas de gestão, carreira e empoderamento feminino a cerca de 100 colaboradoras da Renault e convidadas em mais um encontro do grupo Women@Renault, no último dia 12. A iniciativa integra as ações do Instituto Renault no país e foi criada pela marca em 2010 com o objetivo de melhorar a representatividade das mulheres em todos os níveis da empresa.

López tem mais de 25 anos de experiência na indústria. Chegou à Renault em 2010, onde ele exerceu o cargo de CFO do México, Colômbia e diretora Vendas e Rede, antes de se tornar CEO.

Instituto Renault

Criado há oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. No total, mais de 700 mil pessoas já foram atingidas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114