Cuiabá | MT 29/03/2024
Auto&motores
Sábado, 08 de junho de 2019, 18h11

Veículo elétrico na Austrália será montado sobre plataforma do Marruá Agrale


O utilitário Marruá, da Agrale, consolidou-se recentemente mais umaposição internacional, dessa vez na Austrália. O veículo serve de base para o Bortana EV, um utilitário 4×4 elétrico que está sendo desenvolvido naquele país para atender ao setor de mineração, mercado que vai absorver também as versões 4 x 4 Diesel RHD cabines dupla e simples.

A primeira versão do Bortana EV, montado sob a plataforma de um Marruá AM 200 cabine dupla, foi apresentada entre 21 e 23 de maio na Austmine 2019, feira voltado ao setor de serviços e produtos de mineração na cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland e principal hub econômico e administrativo do leste do país. O projeto do veículo nasceu de uma parceira entre Agrale, a Safescape, empresa australiana de equipamentos para mineração, e a 3METechnology, que detém a tecnologia do sistema elétrico, também da Austrália.

No lugar do motor Cummins diesel que equipa o Marruá AM 200, a Safescape instalou um propulsor elétrico com potência equivalente a 184 CV, desenvolvido pela 3ME Technology. Com um conjunto de baterias de 50 kWh, o veículo será capaz de rodar até 150 km com uma carga.

No caso do Bortana EV, aAgrale exportará a plataforma do Marruá desmontado e prestará o apoio nas questões técnicas e de engenharia para o empacotamento dos componentes. Já para as versões 4 x 4 Diesel RHD cabines dupla e simples, a empresa exporta e participa com o knowhow do veículo. Ambas as versões serão testadas por grandes mineradoras e, aos poucos, serão introduzidas em segmentos como Forças Especiais, Bombeiros e resgate médico, entre outros.

O público que conferiu o Bortana EV na Austmine 2019 impressionou-se com sua robustez ecaracterísticas técnicas. Oveículo é montado com cabine construída em aço galvanizado, muito resistente à corrosão, quadro do chassi como elemento selado, permitindo maior resistência a torsões, e suspensão forte e robusta, complementado com o sistema elétrico de última geração, o que gera forte aval ambiental. O veículo foi desenvolvido para fornecer vários benefícios no segmento de mineração, principalmente nas minas subterrâneas e profundas que caracterizam o território australiano, por não emitir poluentes e ruídos, melhorando muito a qualidade de trabalho em espaços confinados e em grandes profundidades.

Sintonia nas propostas

A parceria da Agrale com as empresas Safescape e 3ME Technology tem sintonia até mesmo na denominação dos veículos. O Agrale Marruá foi batizado com o nome dado ao touro desgarrado que habita a região pantaneira do Brasil, cujas características são a bravura e força para enfrentar qualquer terreno, chão rigoroso, lamacento ou pedregoso. A denominação Bortanaremete à lenda do mineiro australiano do início do século 20, conhecido pela sua bravura para enfrentar os mais árduos desafios para cumprir suas missões.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114