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Auto&motores
Domingo, 13 de junho de 2021, 19h58

Desgraça GTE-Pro para Porsche e segundo na classe GTE-Am em Portimão


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No Autódromo Internacional do Algarve, trabalham os pilotos Kévin Estre da França e Neel Jani da Suíça, bem como o dinamarquês Michael Christensen, que saíram da pole position e subiram ao pódio. Na bandeira, o No. 92 Porsche 911 RSR estava a apenas 20 segundos de conquistar o segundo lugar. Os pilotos da Works Richard Lietz da Áustria, Gianmaria Bruni da Itália e Frédéric Makowiecki da França garantiram o quarto lugar após 278 voltas no circuito do Grande Prêmio de 4,684 quilômetros na costa do Algarve, em Portugal. Na classe GTE-Am, o time do cliente Projeto 1 obteve o segundo lugar com os pilotos Egidio Perfetti (Noruega), Riccardo Pera e Matteo Cairoli (ambos Itália).

No início, Kévin Estre imediatamente assumiu a liderança. Ao volante do carro número 92, o francês prontamente se afastou de seus perseguidores e conseguiu uma vantagem de oito segundos durante a primeira hora. Após a primeira parada de serviço completo, Neel Jani voltou à corrida em segundo lugar com quatro pneus novos. Antes disso, Gianmaria Bruni havia se defendido da segunda Ferrari comandada pela fábrica em seu Porsche No. 91, mas teve que abrir mão de seu terceiro lugar após uma leve cotovelada. Um furo causado por destroços de um carro na pista pouco antes da marca de duas horas o forçou a ir para os boxes antes do planejado, e Frédéric Makowiecki assumiu o volante.

Com o aumento das temperaturas do ar e do asfalto, os dois 911 RSR foram incapazes de manter a janela de desempenho ideal da especificação Michelin selecionada e perderam terreno. Na metade da corrida, eles correram várias voltas atrás, na terceira e quarta posição. Uma fase de safety car após cinco horas e 15 minutos de corrida e uma estratégia de pneus ajustada viraram a mesa novamente para a Porsche. Enquanto isso, Estre substituiu Michael Christensen na cabine do n ° 92, Richard Lietz mais tarde devolveu o carro irmão do n ° 91 a Bruni. Ambos os 911 RSR pegaram os dois primeiros em sua categoria e uma fase final animada se desenrolou. No início da hora final, os quatro rivais GTE-Pro estavam correndo na mesma volta. Estre até conseguiu subir para o segundo lugar apenas para abandoná-lo em seu pit stop final - que veio em um momento inoportuno, como se viu: faltando cerca de 30 minutos para o final da corrida, uma fase de cautela entrou nas mãos da competição, permitindo-lhes defender o segundo lugar para a bandeira. Bruni cruzou a linha de chegada em quarto lugar na classe.

Alexander Stehlig, Chefe de Operações da FIA WEC: “O terceiro e o quarto lugar não são os resultados que esperávamos. Asseguramos a pole position novamente ontem e pensamos que poderíamos construir sobre o que alcançamos em Spa-Francorchamps. Durante a primeira metade da corrida, fomos simplesmente muito lentos e não pudemos acompanhar o ritmo de nossos concorrentes, porque nossos pneus se deterioraram mais. Mais ou menos na metade do caminho, optamos pelas especificações do segundo pneu e isso nos permitiu alcançá-lo. Nosso carro número 92 estava em um rumo certo para o segundo lugar até os 30 minutos finais da corrida. O amarelo do curso completo veio em um momento infeliz: já havíamos completado nosso último pit stop. Um rival caiu sob o amarelo e, portanto, passou por nós. As coisas correram um pouco melhor para nós na classe GTE-Am. O Team Project 1 terminou a corrida em segundo na sua classe. ”

911 RSR, FIA WEC, Round 2, Portimão, Portugal, corrida, 2021, Porsche AG
Na categoria GTE-Am, o norueguês Egidio Perfetti (Team Project 1) e Christian Ried da Alemanha (Dempsey-Proton Racing) assumiram a corrida com seu 911 RSR da primeira linha da grade, mas perderam a vantagem no início das oito horas corrida. Após uma hora de corrida, Perfetti estava em quarto lugar. Após um curto intermezzo de Riccardo Pera (Itália), o norueguês entregou o 911 RSR a Matteo Cairoli, que lançou um ataque vigoroso pelo campo. Às vezes, o Porsche implementado pelo Projeto 1 liderava sua classe. No entanto, uma penalidade de dez segundos no pit stop destruiu sua chance de vitória. No final das contas, a equipe terminou em segundo lugar.

Christian Ried teve que se aposentar mais cedo com seu 911, que dividiu com o neozelandês Jaxon Evans e o motorista australiano da Porsche Matt Campbell. O carro irmão dirigido por Dominique Bastien (EUA), Marco Seefried (Alemanha) e Porsche Young Professional Julien Andlauer da França perdeu algum terreno devido a uma bateria fraca e acabou terminando em décimo em sua classe. A GR Racing concluiu a corrida de oito horas em Portugal em nono lugar na classe GTE-Am com o trio de pilotos britânico Michael Wainwright, Benjamin Barker e Tom Gamble.

A terceira rodada do Campeonato Mundial de Endurance WEC será disputada em 18 de julho no Autódromo Nazionale di Monza, na Itália, e dura mais de seis horas.

Comentários dos pilotos sobre a corrida
Kévin Estre (Porsche 911 RSR # 92): “A vitória seria definitivamente possível hoje, mas apostamos nos pneus. Devíamos ter mudado nossa estratégia antes, mas é sempre mais fácil dizer isso depois. O segundo lugar estava definitivamente ao nosso alcance. É uma pena porque havia muitos pontos em disputa neste fim de semana. Aprendemos muito, mas agora temos de ver porque é que a nossa estratégia de pneus não funcionou. Somos uma equipe e vamos crescer a partir disso ”.

Neel Jani (Porsche 911 RSR # 92): “Foi uma corrida muito, muito difícil para nós. Tivemos grandes problemas com os pneus, especialmente quando ficou mais quente do meio-dia às três da tarde. A Ferrari conseguiu se afastar de nós durante esta fase. Depois disso, podíamos esquecer a vitória, mas o segundo lugar ainda estava ao nosso alcance. Na verdade, as coisas pareciam muito boas, mas no final da corrida, o amarelo de percurso completo nos jogou de volta para a terceira posição, pois nosso oponente conseguiu ir para os boxes durante esse tempo. Isso pôs fim às nossas esperanças de ficar em segundo lugar - que pena. ”

Michael Christensen (Porsche 911 RSR # 92): “Tivemos um bom início de corrida, mas à medida que esquentava e as temperaturas da pista subiam, lutámos com a aderência. No final da corrida, quando arrefeceu um pouco, a situação melhorou um pouco, mas a essa altura já tínhamos perdido muito. Além disso, no final, tivemos muito azar com o amarelo completo e custou-nos o segundo lugar. Às vezes é assim que funciona nas corridas. ”

Resultado da classe GTE-Pro
1. Pier Guidi / Calado (I / GB), Ferrari 488 GTE # 51, 279 voltas
2. Serra / Molina (BR / E), Ferrari 488 GTE # 52, 279 voltas
3. Estre / Jani / Christensen (F / CH / DK), Porsche 911 RSR # 92, 279 voltas
4. Bruni / Lietz / Makowiecki (I / A / F), Porsche 911 RSR # 91, 278 voltas

Resultado da classe GTE-Am
1. Lacorte / Sernagiotto / Fuoco (I / I / I), Ferrari 488 GTE EVO # 47, 274 voltas
2. Perfetti / Cairoli / Pera (N / I / I), Porsche 911 RSR # 56, 274 voltas
3. Flohr / Castellacci / Fisichella (CH / I / I), Ferrari 488 GTE EVO # 54, 274 voltas
9. Wainwright / Barker / Gamble (GB / GB / GB), Porsche 911 RSR # 86, 271 voltas
10. Bastien / Seefried / Andlauer (EUA / D / F), Porsche 911 RSR # 88, 269 voltas

A qualificação
A Porsche enfrenta a segunda rodada do Campeonato Mundial de Enduro da FIA WEC em Portugal da primeira linha do grid da classe GTE-Pro. Na estreia do WEC no Autódromo Internacional do Algarve com 4,684 quilómetros, o piloto da fábrica Kévin Estre fez a volta mais rápida com o Porsche 911 RSR em 1: 37.986 minutos. Com isso, o francês repetiu o sucesso na qualificação de Spa-Francorchamps. O seu companheiro de equipa italiano Gianmaria Bruni estabeleceu o terceiro melhor tempo no circuito ondulante do sertão algarvio em 1: 38.389 minutos e retoma a corrida a partir da segunda linha da grelha. Como nas 24 Horas de Le Mans, o ponto alto da temporada do WEC, cada um dos dois 911 comandados por Manthey será pilotado por três pilotos para a corrida de oito horas. Os líderes do campeonato Estre e Neel Jani (Suíça) recebem apoio do dinamarquês Michael Christensen. Bruni e o austríaco Richard Lietz unem forças no cockpit com o piloto de fábrica francês Frédéric Makowiecki.

Estre usou sua segunda volta voadora na curta sessão de qualificação de dez minutos para definir seu melhor tempo. Ao contrário da competição, ele manteve seu 911 RSR dentro dos limites da pista do circuito do Grande Prêmio. Bruni assinou seu tempo mais rápido em sua primeira volta quente. No final das contas, o nativo de Roma estava a apenas três centésimos de segundo de um ponto da primeira fila.

“Posições um e três, assim como em Spa-Francorchamps: o segundo sucesso na qualificação para nós este ano”, disse Alex Stehlig, chefe de operações da FIA WEC. “Ainda assim, os desafios aqui em Portugal são grandes - desde o exigente circuito às temperaturas amenas. Mas a equipe fez um ótimo trabalho e funcionou perfeitamente conforme o planejado, o que resultou na pole position para o nosso carro número 92. Agora temos uma excelente posição de partida para esta corrida de oito horas muito importante - há muitos pontos em disputa neste evento. Amanhã tentaremos continuar a nossa forma a partir de hoje. ”

Na classe GTE-Am, duas equipes de clientes da Porsche compartilham a primeira linha da grade. Egidio Perfetti conseguiu o melhor tempo com o nº 56 911 RSR da equipe do Projeto 1 em 1: 40,191 minutos. O norueguês foi 0,045 segundos mais rápido do que o proprietário da equipe Dempsey-Proton Racing, Christian Ried, da Alemanha, no Porsche nº 77. O britânico Michael Wainwright fez a décima volta mais rápida na categoria GTE-Am ao volante do carro nº 86 da GR Racing, com o americano Dominique Bastien plantando o segundo Dempsey-Proton 911 (nº 88) no P13.

A segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance WEC, que dura oito horas, começa no domingo, 13 de junho, ao meio-dia (CEST).

Cotações de motoristas na qualificação
Gianmaria Bruni (Porsche 911 RSR # 91): “Minha volta não foi boa. Ainda estamos procurando as últimas frações de segundos. Mudámos duas coisas no carro antes da qualificação, mas isso não valeu a pena. Agora vamos ver o que podemos fazer na corrida de amanhã. ”

Kévin Estre (Porsche 911 RSR # 92): “Para ser honesto, foi uma qualificação difícil. As condições eram diferentes em comparação com a terceira sessão de treinos livres, onde nos preparamos para a qualificação. Mas acho que ninguém conseguiu uma volta realmente perfeita aqui. Todo mundo cometeu um pequeno erro, por exemplo, com os limites da pista. Era tudo uma questão de ter um bom carro e fazer uma volta limpa. Eu consegui isso. Estou emocionado porque fizemos um mega início de temporada. Mesmo assim, o grande dia não chegará até amanhã. ”

Egidio Perfetti (Porsche 911 RSR # 56): “Estou extremamente satisfeito com a pole position, claro. Depois do acidente em Spa-Francorchamps, a equipa fez um grande esforço para reparar o carro a tempo de Portimão. Matteo Cairoli também fez um trabalho fantástico na configuração do nosso carro. Temos estado extremamente fortes até agora neste fim de semana. Estou ansioso para a corrida. Vamos ver o que acontece."

Resultado da classe GTE-Pro
1. Estre / Jani / Christensen (F / CH / DK), Porsche 911 RSR # 92, 1: 37.968 minutos
2. Pier Guidi / Calado (I / GB), Ferrari 488 GTE # 51, 1: 38.359 minutos
3. Bruni / Lietz / Makowiecki (I / A / F), Porsche 911 RSR # 91, 1: 38.389 minutos

Resultado da classe GTE-Am
1. Perfetti / Cairoli / Pera (N / I / I), Porsche 911 RSR # 56, 1: 40,191 minutos
2. Ried / Evans / Campbell (D / NZ / AUS), Porsche 911 RSR # 77, 1: 40,236 minutos
3. Lacorte / Sernagiotto / Fuoco (I / I / I), Ferrari 488 GTE EVO # 47, 1: 40,885 minutos
10. Wainwright / Barker / Gamble (GB / GB / GB), Porsche 911 RSR # 86, 1: 41,604 minutos
13. Bastien / Seefried / Andlauer (EUA / D / F), Porsche 911 RSR # 88, 1: 43.374 minutos

A antevisão
A equipa Porsche GT preparou-se intensamente para a próxima tarefa no Algarve, em Portugal, com test drives e sessões de simulador. A equipe de fábrica da Manthey coloca dois carros Porsche 911 RSR na classe GTE-Pro. Os pilotos de cada um dos carros são as mesmas equipes que enfrentarão as 24 Horas de Le Mans em agosto. Na categoria GTE-Am, as equipes de clientes Dempsey-Proton Racing, Project 1 e GR Racing fazem campanha com um total de quatro 911 carros na corrida de resistência.

“Depois do grande sucesso em Spa-Francorchamps, vamos para a segunda fase da temporada como líderes do campeonato. O nosso objetivo é muito claro: quando sair a bandeira quadriculada após as oito horas de corrida em Portugal, queremos ainda estar em primeiro lugar em todas as categorias GTE-Pro ”, afirma Pascal Zurlinden, Diretor da Factory Motorsport. “A nossa equipa trabalhou muito para se preparar para o primeiro evento do WEC em Portimão. Estamos prontos para enfrentar a corrida. Além do mais, este evento de oito horas complementa perfeitamente os nossos preparativos para a corrida de 24 horas em Le Mans deste ano. Ajuda nossas equipes de motoristas, engenheiros e mecânicos a trabalharem ainda melhor em conjunto e agilizar os procedimentos ”.


O Autódromo Internacional do Algarve está aninhado no interior montanhoso perto das estâncias costeiras de Portimão e Lagos. O circuito de 4.684 quilômetros, no qual a Fórmula 1 já correu duas vezes, apresenta 16 curvas e muitas passagens em subidas e descidas. A seção de declive mais íngreme da pista tem uma inclinação de mais de 12 por cento. Os motoristas também se deparam com cantos cegos e camadas de cascalho profundas. A reta de largada e chegada se estende por 969 metros, nos quais os veículos GTE-Pro podem atingir velocidades máximas de cerca de 270 km / h.

“A próxima corrida em Portugal oferece uma série de características especiais. Por ser um evento de oito horas, mais pontos são atribuídos em comparação com as corridas normais do WEC, que geralmente duram mais de seis horas. Assim, podemos colher um lote maior. Isso nos dá motivação extra ”, explica Alexander Stehlig, Chefe de Operações da FIA WEC. “O autódromo de Portimão é fisicamente exigente para os pilotos, pelo que faz sentido competir com as mesmas equipas de três homens que vão disputar a prova de Le Mans. Vemos a estreia no WEC em Portugal como um primeiro ensaio para o clássico de enduro em França e vamos para o fim-de-semana de corrida muito bem preparados. ”

A segunda jornada do Campeonato do Mundo de Endurance em Portugal é ideal para três condutores por veículo. Dado que a corrida dura mais de oito horas, todos os pilotos têm bastante tempo de pista ao volante do Porsche 911 RSR. A prova do dia 13 de Junho - data original para as 24 Horas de Le Mans - marca a primeira vez que o FIA WEC vai ser disputado no autódromo do Algarve. Já a 89ª edição do clássico francês de enduro acontece nos dias 21/22 de agosto, na quarta rodada da temporada do WEC.

911 RSR, Campeonato Mundial de Enduro da FIA, Spa-Francorchamps, 2021, Porsche AG
Os pilotos da equipe Porsche GT
No Porsche 911 RSR nº 91, a equipe de trabalho conta com os pilotos regulares Gianmaria Bruni e Richard Lietz da Áustria. Eles terão a companhia do francês Frédéric Makowiecki para a corrida de oito horas em Portugal. O piloto da fábrica de Montpellier também vai competir em Le Mans. Seu compatriota Kévin Estre e Neel Jani da Suíça dividem as funções de direção no carro irmão nº 92 com o dinamarquês Michael Christensen. Estre e Jani venceram a classe GTE-Pro na rodada de abertura em Spa-Francorchamps e atualmente lideram o campeonato mundial.

As equipes do cliente
A Dempsey-Proton Racing coloca dois carros Porsche 911 RSR na segunda rodada da temporada do WEC. O piloto da Works Matt Campbell, da Austrália, junta forças no carro nº 77 com o dono da equipe Christian Ried (Alemanha) e o ex-Porsche Junior Jaxon Evans, da Nova Zelândia. O Porsche Young Professional Julien Andlauer da França, assim como Dominique Bastien da América e o alemão Marco Seefried, foram anunciados como a tripulação do carro irmão nº 88. A equipe do cliente alemão Projeto 1 faz campanha para o nº 56 Porsche 911 RSR com os pilotos Egidio Perfetti da Noruega, bem como os dois italianos Matteo Cairoli e Riccardo Pera. A tripulação de pilotos britânicos de Michael Wainwright, Ben Barker e Tom Gamble competem pela GR Racing no carro nº 86.

Comentários dos motoristas antes da corrida
Richard Lietz (Porsche 911 RSR # 91): “Depois de alcançar um resultado medíocre com nosso carro número 91 na abertura da temporada em Spa-Francorchamps, agora estamos determinados a ganhar o máximo de pontos. A pista promete muita ação e apresenta desafios especiais para equipes e pilotos. A durabilidade dos pneus em duas passagens será particularmente complicada, mas acho que estamos bem preparados. ”

Gianmaria Bruni (Porsche 911 RSR # 91): “A expectativa pela primeira corrida do WEC em Portimão é enorme. Gosto muito de enfrentar o novo desafio de um novo circuito. Encontrar uma configuração ideal que ofereça a máxima aderência mesmo nas subidas e nas cristas será a nossa principal prioridade em Portugal. Nossa equipe é muito experiente e também conhecemos o autódromo pelos testes que lá fizemos, entre outras coisas. Depois que nosso carro irmão venceu a primeira rodada da temporada na Bélgica, gostaríamos agora de terminar na frente com nosso carro número 91 ”.

Frédéric Makowiecki (Porsche 911 RSR # 91): “É ótimo que o WEC incluiu uma corrida de oito horas em seu calendário antes do destaque de Le Mans. Isso me permite me familiarizar novamente com o Porsche 911 RSR e assimilar os processos de equipe. O mesmo se aplica a Michael no carro da irmã. Acho que nosso carro deve se adequar bem às características especiais desta pista. Estou indo para o fim de semana de corrida muito animado e estou feliz por finalmente poder dirigir o rápido piloto GTE para a Porsche novamente. ” 




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