Cuiabá | MT 19/03/2024
Né !
Quarta, 20 de setembro de 2017, 18h42

Rogers Jarbas: Dia da mentira

Fábio Galindo (esq) e Rogers Jarbas


O delegado Rogers Elizandro Jarbas, assumiu
o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso em primeiro de abril de 2016 depois de deixar a presidência da Detran de Mato Grosso. A data de sua posse é conhecida como o Dia da Mentira (veja abaixo história sobre o fato).

Ele substituiu o promotor de Justiça Fábio Galindo, devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu promotores de exercerem cargos no Poder Executivo.

Rogers Jarbas atua há 23 anos em segurança pública. Nove anos como delegado da Polícia Civil de Mato Grosso e 15 anos como oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Hoje, pode decisão do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rogers Jarbas foi afastado do cargo e já está usando tornolezeira eletrônica por obstrução de investigação da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, no vergonoso caso dos grampos praticados pelo comando da Polícia Militar. E que inclui desembargadores, advogados, políticos...

Conforme o Wikipedia: Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.[1]
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Entre a população teutófona do sul do Brasil, onde a vasta maioria fala o dialeto alemão-riograndense (Riograndenser Hunsrückisch), o primeiro de abril se chama der Aprilscherz (a pegadinha de abril), sendo a vítima chamada de der Narr no masculino e die Narrin no feminino, aplicando-se frequentemente os vulgos termos der Dappes e der Dummkopp (o bobão). Na Alemanha o primeiro de april como Aprilschertz primeiramente foi registrado na Baviera em 1618, sendo que essa popular tradição germânica certamente foi introduzida pelas primeiras levas de imigrantes alemães que se assentaram permanentemente no Rio Grande do Sul a partir de 1824. Segundo a tradição, além de contar mentiras, existe o costume de se enviar uma pessoa desavisada a cumprir tarefas sem fundamento ou levar informações sem nexo para outrem.
Na Galiza (Espanha) o dia é conhecido dia dos enganos.

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114